Início do conteúdo

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a Justiça decretou a internação provisória, por até 45 dias, de adolescente de 16 anos flagrado transportando drogas, na noite de 11 de novembro, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Conforme os registros policiais, após o desembarque de uma aeronave proveniente de Manaus/AM, foi detectado conteúdo suspeito durante fiscalização da bagagem despachada pelo adolescente, aparentemente açaí congelado em uma caixa de isopor.

Em razão da suspeita, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal analisaram a bagagem e constataram tratar-se, na verdade, de 17 sacos plásticos contendo, além de açaí, 2.043 gramas de haxixe em tabletes.

Perante a autoridade policial, o adolescente afirmou que transportava a droga de Manaus/AM para Recife/PE, e que receberia entre mil e dois mil reais quando chegasse ao destino. Além disso, verificou-se que o documento de identidade apresentado pelo adolescente era falso.

Segundo o promotor de Justiça Leandro Pereira Barboza, "é imperiosa a necessidade de internação provisória, uma vez que se trata de ato infracional grave (tráfico interestadual de grande quantidade de drogas), bem como uso de documento falso, demonstrando audácia e ausência de limites. Patente, portanto, que o adolescente deve ter sua internação cautelarmente decretada para a garantia da ordem pública, da instrução processual e, ainda, para a preservação da sua própria integridade física".

A decisão proferida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Pedro Leopoldo nesta quinta-feira, 13 de novembro, determinou ainda a expedição de carta precatória para que o setor psicossocial da Comarca de Manaus providencie, com urgência, averiguação da situação sociofamiliar do adolescente, para que sejam adotadas as medidas socioeducativas e protetivas necessárias.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo