Início do conteúdo

Local:Hospital da BaleiaInício:07/08/2025 09:00hsFim:07/08/2025 11:00

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio dos Centros de Apoio Operacionais das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), e o Hospital da Baleia promovem, no dia 7 de agosto, às 9h, o lançamento da campanha "Alerta Lilás: saúde da mulher como prevenção ao feminicídio".  

A iniciativa acontece durante a celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha e integra as ações do MPMG durante o Agosto Lilás, campanha de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O objetivo é atuar de forma preventiva no combate ao feminicídio, por meio da divulgação de informações sobre o acesso a direitos para a população usuária do sistema de saúde e da capacitação dos profissionais da área, a fim de que possam acolher adequadamente e encaminhar, de forma eficaz, as mulheres em situação de violência.

A campanha utilizará uma linguagem acessível, sensível e informativa. Será composta por peças variadas (cartazes, folders, vídeos e publicações digitais), com diferentes recursos visuais e simbólicos.

A violência 

A violência doméstica e familiar contra a mulher (VDFM) é um grave problema social que afeta milhões de mulheres no Brasil e no mundo. Esse tipo de violência não se limita ao abuso físico, mas também inclui agressões psicológicas, sexuais e econômicas, gerando sérios impactos na saúde e no bem-estar das vítimas.

A VDFM representa uma violação dos direitos humanos e, por isso, é fundamental que a sociedade se engaje na conscientização, prevenção e combate a esse tipo de crime, oferecendo suporte às vítimas.

Em 2024, foram registrados 153.599 casos de violência doméstica, 161 feminicídios consumados e248 tentadados, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública  (SEJUSP).

Serviço

7 de agosto - 9h - Hospital da Baleia - Unidade Maria Ambrosina (rua Juramento, 1.464, 3º andar, Saudade, Belo Horizonte)

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ministe?rio Pu?blico de Minas Gerais (@mpmg.oficial)

 


 

Final do conteúdo