EventosFilantropia estratégica é tema da vigésima edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor
Local:Cine Theatro Brasil - Centro, Belo Horizonte•Início:29/09/2025 17:00hs•Fim:01/10/2025 18:30
De 29 de setembro a 1º de outubro, será realizada, em Belo Horizonte, a 20ª edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS). A edição comemorativa tem a estimativa de reunir cerca de mil participantes ao longo de todo o evento, e contará com conteúdos diversos acontecendo simultaneamente com mais de 90 palestrantes e painelistas, incluindo especialistas de destaque nacional e internacional em filantropia, inovação social, gestão e governança.
O ENATS é uma realização da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), confederada à Confederação Brasileira de Fundações (Cebraf), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS).
Abertura e premiação
Carola Matarazzo, umas das principais referências na filantropia brasileira, fará a abertura oficial do encontro. Diretora executiva do Movimento Bem Maior e presidente do Conselho de Governança do Gife, ela atua há mais de 25 anos no Terceiro Setor e compartilhará sua experiência e conhecimento com os participantes.
Na noite de abertura, haverá também a entrega do Prêmio Melhores ONGs Minas Gerais, realizado pela Certificadora Doar. A iniciativa, que ganha capilaridade com versões estaduais a partir deste ano, vai além do reconhecimento e também incentiva boas práticas, ajudando as organizações a aprimorarem seus processos de gestão e transparência.
Parcerias intersetoriais
O ENATS 2025 se apresenta como ponto de encontro intersetorial, articulação e fortalecimento da sociedade civil organizada. A programação inclui estandes, apresentações culturais e uma exposição especial que resgata a memória das edições anteriores, reforçando a relevância do evento como um marco para o Terceiro Setor nacional.
A 20ª edição também se destaca pelo fortalecimento das parcerias intersetoriais por meio do apoio institucional do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte, além da participação ativa de integrantes de diversos Ministérios Públicos estaduais. Para o promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, coordenador do CAO-TS, essas alianças são fundamentais para a efetividade das ações do Terceiro Setor: “A construção de políticas públicas eficazes exige diálogo e cooperação entre todos os setores. A presença do Ministério Público neste encontro simboliza nosso compromisso com a transparência, a legalidade e o fortalecimento das organizações sociais como agentes de transformação”, destaca.
Para o idealizador do ENATS e um dos pioneiros na defesa da intersetorialidade no Brasil, Tomáz de Aquino Resende, a pauta que deu origem ao encontro permanece atual e indispensável. “Quase três décadas depois, seguimos reafirmando a urgência do diálogo e da articulação entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada. Esse é o caminho para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e inclusivo. O ENATS nasceu dessa convicção e, ao longo dos anos, se consolidou como espaço de construção coletiva, capaz de fortalecer organizações, ampliar direitos e transformar realidades”, afirma.
Serviço
Local: Cine Theatro Brasil - av. Amazonas, 315 - Centro, Belo Horizonte - MG
Data: 29/09/2025 a 01/10/2025
Ingressos e outras informações: www.enats.org.br
Instagram: https://www.instagram.com/enats3s/