EventosCom recursos recuperados pelo MPMG, Santa Casa BH dá primeiro passo na reforma da UTI Neonatal
Local:Salão Nobre da Santa Casa BH – Rua Ceará 333, Santa Efigênia•Início:04/07/2025 10:00hs•Fim:04/07/2025 11:30
A Santa Casa e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inauguram na sexta-feira, 4 de julho, o projeto Flores de Abril, que consiste na adequação estrutural da unidade transitória para que ela possa ser utilizada durante a reforma da UTI Neonatal. O Projeto Flores de Abril — uma referência ao verso da música “Quem sabe isso quer dizer amor”, de Lô Borges e Márcio Borges.
Parceria com o Ministério Público
A inauguração da unidade transitória foi possível graças a uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), e com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais. Foram investidos 4,3 milhões de reais resgatados pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) em ações de combate aos crimes fiscais no Estado. Os recursos para a unidade transitória foram disponibilizados por meio do Semente, o núcleo de projetos socioambientais do MPMG.
De acordo com a coordenadora do Caoet, promotora de Justiça Janaína Dauro, é uma grande felicidade ver a inauguração da ala transitória que abrigará a UTI Neonatal da Santa Casa e tudo o que a unidade representa para a saúde dos bebês. "É a concretização do trabalho árduo de vários promotores de Justiça e de todos que integram o Cira no combate à sonegação fiscal e às fraudes estruturadas", destaca
Após a reforma, o espaço terá capacidade para alocar 15 leitos de cuidados intensivos ou 29 de enfermarias. Além de receber os pacientes da UTI Neonatal, que passará por reforma em breve e não pode ter seu serviço paralisado, a unidade transitória também poderá ser utilizada para receber pacientes em situações pontuais como essa ou, por exemplo, cenários de pandemia, como aconteceu com a Covid-19.
O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, destaca a importância do novo espaço. “Essa área ficará legada à instituição, que frequentemente realiza reformas em outras alas, tendo o desafio de manter os serviços funcionando enquanto intervenções são feitas. A primeira unidade a utilizar o espaço será justamente a Neonatal. Sem ele, a reestruturação não seria possível”, explica Roberto Otto.
A UTI Neonatal será reformada para atender às normas da Vigilância Sanitária, com melhorias na climatização, iluminação, acústica e na instalação de leitos isolados. “A Unidade Neonatal dispõe de 65 leitos, sendo 30 de alojamento conjunto, 15 de cuidados intermediários e 20 de terapia intensiva. A não regularização das instalações coloca em risco o fechamento do serviço, o que causaria um colapso na assistência à população, já que a Santa Casa BH realiza mais de 1000 atendimentos neonatais por ano”, alerta Roberto Otto.
O provedor reforça o impacto positivo que essa entrega terá na manutenção do trabalho de referência que a Santa Casa BH realiza. “Contar com o apoio da instituição que é a representação máxima da defesa dos direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade tem um significado enorme para nós. Juntos, estaremos transformando a vida de milhares de famílias e isso não tem preço”, completou Roberto Otto.
Referência em cuidados neonatais
A Unidade Neonatal da Santa Casa BH é referência na gestação de alto risco e cirurgias de alta complexidade. Por ano, são realizados cerca de 3300 partos, sendo 1700 deles considerados de alto risco, seja por prematuridade, malformações cardiovasculares, gastrointestinais, geniturinários e neurológicos.
Serviço
Inauguração do Projeto Flores de Abril
Quando: dia 4 de julho, às 10h
Onde: Salão Nobre da Santa Casa BH – Rua Ceará 333, Santa Efigênia