Campanhas Alerta Lilás: saúde da mulher como prevenção ao feminicídio
Sabemos que muitas mulheres não acessam diretamente o sistema de justiça ou segurança pública, mas acessam frequentemente os serviços de saúde. Estudos mostram que mudanças no comportamento de busca por atendimento — especialmente por questões de saúde mental e dores físicas recorrentes — podem ser sinais de alerta antes de episódios graves de violência.
Por isso, a Campanha Alerta Lilás tem como foco a prevenção por meio da informação, escuta atenta e fortalecimento da rede de apoio, tendo dois eixos principais de atuação:
-
Informar a população com materiais acessíveis sobre:
-
Lei Maria da Penha
-
Tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral, patrimonial)
-
Onde e como buscar ajuda
-
Como solicitar medidas protetivas
-
Capacitar profissionais de saúde para que possam acolher, orientar e encaminhar as mulheres com uma abordagem sensível e com perspectiva de gênero.
Mulheres em situação de violência não estão sozinhas. A campanha visa tornar o ambiente da saúde um espaço seguro, de confiança e acolhimento, onde cada profissional saiba como agir e cada mulher se sinta amparada para buscar ajuda. A violência contra a mulher não precisa viver junto ao silêncio. E toda mulher merece ser ouvida, protegida e respeitada.
Conheça a Cartilha da campanha Alerta Lilás e saiba como identificar sinais, acolher e agir com responsabilidade.
- Acesse aqui a cartilha completa