Início do conteúdo

Nesta edição do programa, o promotor de Justiça Luciano Badini fala sobre o lançamento de formulário que facilita o acesso e agiliza demandas de Meio Ambiente na instituição e faz um balanço sobre a atuação do MPMG na defesa ambiental, do Patrimônio Cultural, da Habitação e Urbanismo no estado.

As Promotorias de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) trabalham com um volume enorme de denúncias e processos. Neste ano, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, o Caoma, criou um procedimento único, por meio de formulário, para facilitar o acesso e agilizar esses processos.

Além disso, em 2025, o Caoma destinou mais de R$90 milhões de compensações ambientais para 105 projetos de defesa do meio ambiente natural, cultural e urbanístico, além de socioambientais e outros geridos pela Plataforma Semente.

Alvo de preocupação constate do MPMG, a segurança das barragens também mereceu atenção especial ao longo do ano. Apenas uma barragem no estado se encontra no chamado nível de emergência 3, situação que é alvo de atuação da instituição e acompanhamento por meio do Centro Integrado de Gestão Ambiental (CIGA), mais uma iniciativa do Caoma para incentivar uma nova cultura de mineração no estado de Minas Gerais, em linha com as melhores práticas internacionais de responsabilidade socioambiental e segurança de barragens.

Operação Mata Atlântica, tráfego de caminhões de minério na BR-040. Quem fala sobre essas e outras questões, nesta edição do TV MP Entrevista, é o promotor de Justiça Luciano Badini, coordenador do Caoma.

O TV MP Entrevista recebe especialistas que falam sobre temas diversos de interesse da sociedade e da atuação do MPMG.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo