Início do conteúdo

Na abertura do evento, procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou que o novo MP é profundamente conectado com as inovações tecnológicas e dedicado à sua missão primordial de proteger os interesses da sociedade. “Este é o compromisso que nos move, a paixão que nos guia e a esperança que nos une em busca de um amanhã mais justo e solidária”, disse. Até sexta-feira, serão realizadas palestras, reuniões, oficinas e atividades culturais

 

Com o tema 'Inteligência artificial no MPMG: futuro responsável', o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu início, na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Belo Horizonte, à Semana do Ministério Público 2025.  

Realizado anualmente em comemoração ao Dia do Ministério Público de Minas Gerais, 11 de setembro, o evento se estende até a sexta-feira, 12, com uma programação destinada a fomentar o debate e estreitar as relações entre os integrantes da instituição.

NOTICIA04_semanamp25_aberturaEricBezerra_IMG_8730.jpg

Ao longo desta edição, a inteligência artificial será amplamente debatida, de forma a evidenciar como esta nova ferramenta pode contribuir para a construção de uma instituição mais eficiente, mais justa e mais próxima da sociedade. As atividades podem ser acompanhadas pela TV MP.

NOTICIA05_semanamp25_aberturaEricBezerra_IMG_8703.jpg

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do MPMG e da execução do hino nacional brasileiro, no Pilotis da PGJ, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, deu as boas-vindas aos participantes. 

Em seu pronunciamento, Paulo de Tarso destacou o caráter institucional da Semana do MP e o objetivo do evento de promover trocas enriquecedoras sobre o tema abordado. “Durante os três dias de atividades, teremos a oportunidade de escutar palestrantes renomados que compartilharão em suas experiências e conhecimentos sobre a integração responsável da Inteligência Artificial em diversas esferas. Nosso objetivo é fomentar um diálogo aberto e construtivo. ajudando-nos a navegar por este território em constante evolução”, disse. 

NOTICIA02_semanamp25_aberturaEricBezerra_IMG_8710.jpg

O procurador-geral de Justiça também destacou as grandes transformações que a IA vem gerando na sociedade e reconheceu o potencial da ferramenta para reforçar a justiça e proteger os direitos do cidadão. Contudo, ele fez um alerta. “Esse grande poder vem conectado à grande responsabilidade. A implementação da Inteligência Artificial deve ser guiada por princípios éticos, sólidos e um compromisso inabalável com a justiça e a transparência”, ressaltou. 

Ainda conforme Paulo de Tarso, o novo Ministério Público, que já está em construção, é uma instituição profundamente conectada com as inovações tecnológicas e dedicada à sua missão primordial de proteger os interesses da sociedade. “Abraçamos o desafio de ser a voz ativa e vigilante que defende a justiça e a equidade para todos. Este é o compromisso que nos move, a paixão que nos guia e a esperança que nos une em busca de um amanhã mais justo e solidário. Convido todos vocês a participarem ativamente das discussões, a questionarem, a compartilharem suas ideias e a colaborarem na construção de um futuro onde a tecnologia, a integridade e a justiça caminhem lado a lado”, pontuou.  

NOTICIA03_semanamp25_aberturaEricBezerra_IMG_8752.jpg

Compuseram o dispositivo de honra: o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; o subcorregedor-geral do MPMG, Mário Drumond da Rocha; o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estêvão Lucchesi de Carvalho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Vallisney de Souza Oliveira; a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco Corrêa de Mello; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens; o procurador-chefe regional da Procuradoria da República da 6ª Região, Patrick Salgado Martins; o procurador-geral do município, Flávio Freire; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa de Paula Castro; e a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Luz Maria Romanelli de Castro.  

A Semana do Ministério Público 2025 conta com o apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), do Sicoob-Jus-MP e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Sindsemp-MG). 

Confira a programação 

 

Veja mais fotos do evento:

Abertura Semana do Ministério Público 2025 - 10.09.25

 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo