Início do conteúdo

Na noite de hoje, 13 de maio, o projeto “Segunda-feira 18h” contou com a palestra “Autocomposição de conflitos: conciliação e mediação, diferenças”, ministrada pelo advogado Adolfo Braga Neto.

Para o palestrante a mediação difere da conciliação em diversos aspectos, a começar pela origem. Enquanto a conciliação sempre existiu na legislação brasileira, a mediação é um instituto da pós-modernidade. Segundo ele, a mediação pressupõe um terceiro imparcial e independente que possa estimular o diálogo, de forma que as partes envolvidas possam construir, elas mesmas, uma solução.

segunda18h_NOTICIA_DSC_6695.jpg

A mediação “não visa pura e simplesmente ao acordo, visa sim atingir a satisfação das motivações das pessoas. Seu objetivo, entre outros, é o de estimular o diálogo cooperativo entre elas para que alcancem a solução das controvérsias em que estão envolvidas”, afirma Adolfo Braga Neto.  

O professor ressaltou ainda o crescimento da mediação no Brasil – o que, segundo ele, não vem ocorrendo da mesma forma em outros lugares do mundo – e os benefícios deste movimento para toda a sociedade. Nesse sentido, Adolfo Braga Neto cumprimentou o MPMG pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor).

segunda18h_NOTICIA_DSC_6673.jpg

A diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), procuradora de Justiça Élida de Freitas Rezende, abriu o evento, que teve como presidente de mesa a coordenadora técnico-jurídica do Compor, promotora de Justiça Danielle de Guimarães Germano Arlé.

Palestrante  
Adolfo Braga Neto é advogado graduado pela USP, mestre pela PUC-SP, mediador, professor, instrutor do CNJ, árbitro, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (Imab), coordenador das Comissões de Ética do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), coordenador do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC) e assessor do Núcleo de Incentivo às Práticas Autocompositivas (Nuipa) do MPSP.

Segunda-feira 18h
O projeto, realizado pelo Ceaf, tem como objetivo trazer nomes de relevância para discutir temas da atualidade, nas mais variadas frentes do conhecimento, seja da área jurídica, filosófica, social ou histórica.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo