Início do conteúdo


Foi inaugurada nessa quarta-feira, 23 de abril, em Timóteo, no Vale do Aço, a sede das Promotorias de Justiça da comarca. O evento marcou a primeira inauguração, dentro do Projeto Sedes Próprias, realizada sob a nova gestão do Ministério Público de Minas (MPMG), biênio 2025/26. A cerimônia foi prestigiada por membros, servidores e colaboradores do MPMG, autoridades locais entre outros convidados, evidenciando a integração institucional e o compromisso conjunto com o fortalecimento das estruturas de Justiça no Vale do Aço.

inauguracao Timoteo noticia 2.jpg

O imóvel, de dois andares, abriga as quatro Promotorias de Justiça instaladas em Timóteo e tem a capacidade para receber mais duas. Conta com salas de atendimento, reunião, arquivo, copa/cozinha, estacionamento privativo entre outros espaços. Foi concebido com a observação de todas as normas técnicas de acessibilidade, possuindo elevador para Pessoa com Deficiência (PCD).

inauguracao Timoteo noticia 4.jpg

Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; subcorregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Borges; prefeito de Timóteo, Vitor Vicente do Prado, diretor do Foro da comarca, juiz Maycon Jésus Barcelos; presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Rodrigues Amaral; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Timóteo, Cristina Miranda Siqueira; chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Thiago Ferraz de Oliveira; assessores especiais do procurador-geral de Justiça, Marília Carvalho Bernardes e Kepler Cota Cavalcante Silva (coordenador do Projeto Sedes Próprias); promotores de Justiça de Timóteo, Bruna Bodoni Faccioli, Frederico Duarte Castro, Luciana do Prado Ferreira Pinto e Marcelo Magno Ferreira e Silva; procurador de Justiça José Silvério Perdigão de Oliveira; representes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, prefeitos de Jaguaraçu e Marliélia, advogados entre outros convidados.

inauguracao Timoteo noticia 3.jpg

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, “a nova sede representa um avanço significativo, oferecendo melhores condições de trabalho para membros e servidores e, principalmente, garantindo à população um atendimento mais digno, eficiente e acolhedor. Além disso, simboliza o início de um ciclo voltado para a valorização da infraestrutura ministerial e o aprimoramento dos serviços prestados à população”.

inauguracao Timoteo noticia.jpg

Ainda segundo Paulo de Tarso, “o êxito dessa entrega só foi possível graças ao empenho incansável dos promotores de Justiça Marcelo Magno, cuja dedicação foi essencial para que o projeto se concretizasse. Também tiveram papel fundamental os promotores de Justiça Bruna Bodoni, Frederico Castro e Luciana do Prado, que colaboraram ativamente em todas as etapas dessa importante realização. Com essa inauguração, o Ministério Público reafirma seu compromisso com a presença efetiva e qualificada em todas as regiões do Estado, promovendo justiça, cidadania e respeito ao interesse público”.

Segundo o secretário das Promotorias de Justiça de Timóteo, promotor de Justiça Marcelo Magno, “esse é um marco importante para Timóteo, cidades que compõem a comarca e sobretudo para a cidadania. Mais do que uma obra física, composta de concreto, aço e vidro, o imóvel representa o fortalecimento da presença do Ministério Público na vida da sociedade. Representa a aproximação concreta entre o cidadão e a justiça”.

inauguracao Timoteo noticia 1.jpg

Projeto Sedes Próprias
Lançado em 2005, o projeto visa garantir que o MPMG tenha espaços de trabalho adequados, que facilitem o acesso da população às Promotorias e que demonstrem a identidade institucional do Ministério Público. O Sedes Próprias contempla a construção de novas sedes, reformas de instalações existentes e o aluguel de imóveis em locais estratégicos para facilitar o acesso da população.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo