Notícias - InstitucionalSede do Ministério Público em Timóteo, no Vale do Aço, é inaugurada
Foi inaugurada nessa quarta-feira, 23 de abril, em Timóteo, no Vale do Aço, a sede das Promotorias de Justiça da comarca. O evento marcou a primeira inauguração, dentro do Projeto Sedes Próprias, realizada sob a nova gestão do Ministério Público de Minas (MPMG), biênio 2025/26. A cerimônia foi prestigiada por membros, servidores e colaboradores do MPMG, autoridades locais entre outros convidados, evidenciando a integração institucional e o compromisso conjunto com o fortalecimento das estruturas de Justiça no Vale do Aço.
O imóvel, de dois andares, abriga as quatro Promotorias de Justiça instaladas em Timóteo e tem a capacidade para receber mais duas. Conta com salas de atendimento, reunião, arquivo, copa/cozinha, estacionamento privativo entre outros espaços. Foi concebido com a observação de todas as normas técnicas de acessibilidade, possuindo elevador para Pessoa com Deficiência (PCD).
Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; subcorregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Borges; prefeito de Timóteo, Vitor Vicente do Prado, diretor do Foro da comarca, juiz Maycon Jésus Barcelos; presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Rodrigues Amaral; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Timóteo, Cristina Miranda Siqueira; chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Thiago Ferraz de Oliveira; assessores especiais do procurador-geral de Justiça, Marília Carvalho Bernardes e Kepler Cota Cavalcante Silva (coordenador do Projeto Sedes Próprias); promotores de Justiça de Timóteo, Bruna Bodoni Faccioli, Frederico Duarte Castro, Luciana do Prado Ferreira Pinto e Marcelo Magno Ferreira e Silva; procurador de Justiça José Silvério Perdigão de Oliveira; representes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, prefeitos de Jaguaraçu e Marliélia, advogados entre outros convidados.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, “a nova sede representa um avanço significativo, oferecendo melhores condições de trabalho para membros e servidores e, principalmente, garantindo à população um atendimento mais digno, eficiente e acolhedor. Além disso, simboliza o início de um ciclo voltado para a valorização da infraestrutura ministerial e o aprimoramento dos serviços prestados à população”.
Ainda segundo Paulo de Tarso, “o êxito dessa entrega só foi possível graças ao empenho incansável dos promotores de Justiça Marcelo Magno, cuja dedicação foi essencial para que o projeto se concretizasse. Também tiveram papel fundamental os promotores de Justiça Bruna Bodoni, Frederico Castro e Luciana do Prado, que colaboraram ativamente em todas as etapas dessa importante realização. Com essa inauguração, o Ministério Público reafirma seu compromisso com a presença efetiva e qualificada em todas as regiões do Estado, promovendo justiça, cidadania e respeito ao interesse público”.
Segundo o secretário das Promotorias de Justiça de Timóteo, promotor de Justiça Marcelo Magno, “esse é um marco importante para Timóteo, cidades que compõem a comarca e sobretudo para a cidadania. Mais do que uma obra física, composta de concreto, aço e vidro, o imóvel representa o fortalecimento da presença do Ministério Público na vida da sociedade. Representa a aproximação concreta entre o cidadão e a justiça”.
Projeto Sedes Próprias
Lançado em 2005, o projeto visa garantir que o MPMG tenha espaços de trabalho adequados, que facilitem o acesso da população às Promotorias e que demonstrem a identidade institucional do Ministério Público. O Sedes Próprias contempla a construção de novas sedes, reformas de instalações existentes e o aluguel de imóveis em locais estratégicos para facilitar o acesso da população.