Início do conteúdo

Um dos assuntos discutidos foi a reorganização dos calendários do ano letivo de 2020

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a União dos Dirigentes Municipais da Educação de Minas Gerais (Undime-MG) realizaram, na última semana, uma reunião virtual para tratar da reorganização dos calendários do ano letivo de 2020 das escolas públicas municipais e outros temas ligados à pandemia do novo coronavírus, como atividades remotas, educação infantil e contratos de profissionais da educação. 

O encontro, realizado a convite da Unime-MG, contou com a participação de 142 pessoas, entre elas, 47 coordenadores regionais Undime-MG, integrantes da diretoria e delegados da entidade (gestão 2019/2021), a coordenadora Estadual de Defesa da Educação do MPMG (Proeduc), promotora de Justiça Daniela Yokoyama, e promotores de Justiça das Coordenadorias Regionais de Educação do Norte e Sul de Minas Gerais, de Governador Valadares, de Teófilo Otoni, do Triângulo Mineiro e de Patos de Minas. 

De acordo com a coordenadora da Proeduc, a reunião teve por objetivo promover um diálogo com secretários municipais de educação sobre as estratégias educacionais que estão sendo adotadas pelos municípios durante a suspensão de aulas presenciais. Essas estratégias, de acordo com ela, estão sendo estabelecidas a partir das normativas do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). 

Daniela Yokoyama explicou que, de modo geral, “com a situação atual de restrições severas em virtude da pandemia, os gestores educacionais precisam definir estratégias de atuação nunca antes pensadas, com alto grau de complexidade e de forma rápida”. Entre essas estratégias, segundo ela, estão as propostas para garantir a alimentação dos estudantes em casa e a manutenção do vínculo escolar, em um cenário onde muitas famílias passam por dificuldades financeiras ou psicológicas. “Os desafios para a educação são muitos nesse momento, e a reflexão conjunta sobre os problemas que assolam as escolas e as famílias se mostra muito importante”, afirmou.  

Ela acrescentou que, durante a reunião, o MPMG esclareceu como a instituição vem atuando durante a pandemia para garantir o direito à educação e como vem acompanhando as redes de ensino na execução das atividades não presenciais. Além desses esclarecimentos, o MPMG colheu as dificuldades enfrentadas pelos gestores de escolas municipais. Essas informações serão consideradas na elaboração de orientações aos promotores de justiça. 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
08/06/2020

Final do conteúdo