Notícias - Meio AmbienteRecursos obtidos pelo MPMG viabilizam revitalização de espaços públicos nos bairros Ideal e Cariru, em Ipatinga
Os bairros Ideal e Cariru, de Ipatinga, no Vale do Aço, vão contar com três espaços de revitalização urbana e ambiental dentro do projeto Conviver - uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga.
Com recursos provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e apoio da Prefeitura Municipal, serão criadas a Praça e a Pista de Caminhada do Ideal e será revitalizada a Pista de Caminhada do Cariru. As intervenções, que já foram aprovadas pelo Município, têm o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável, a preservação de áreas verdes e a ampliação de espaços públicos de convivência, lazer e bem-estar para a população.
Praça do bairro Ideal
Localizada na “área das estacas”, entre a Avenida Pedro Nolasco e a Rua Artur Azevedo, a nova praça ocupará uma área de mais de 4.400 m², cedida pela Usiminas em comodato ao Município. O espaço contará com academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de beach tênis, área funcional, bicicletário, bancos com floreiras, iluminação LED e lixeiras para coleta seletiva. Um memorial será criado com parte das estacas remanescentes da década de 1970, resgatando a história do local. O Município de Ipatinga juntou-se ao Projeto Conviver e contribuirá com a execução do projeto de iluminação.
Pista de Caminhada do bairro Ideal
Com cerca de 1,6 km de extensão, a nova pista de caminhada será interligada à praça e passará por revitalização completa, incluindo pintura, iluminação, instalação de bancos, lixeiras e bicicletários. Um trecho próximo à Creche, na Rua Artur Azevedo, receberá guarda-corpo e floreiras para garantir a segurança dos pedestres.
Pista de Caminhada do bairro Cariru
A tradicional pista do bairro Cariru, que contorna a Avenida Itália, será completamente revitalizada. O trajeto ganhará nova pavimentação, iluminação LED, rampas de acessibilidade e sinalização. Três áreas de convivência serão implantadas às margens do Rio Piracicaba, com pergolados, mesas de concreto, bancos, bicicletários e paisagismo. Um dos destaques será o marco zero próximo à Estação Pedra Mole, patrimônio tombado da cidade.
As obras da pista do Cariru têm início previsto ainda para 2025, enquanto os projetos do bairro Ideal devem começar em 2026.
Sobre o Projeto Conviver
O Projeto Conviver, que foi lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais, em Ipatinga, em junho de 2025, pretende transformar espaços urbanos em áreas de convivência e lazer, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. A iniciativa é viabilizada pelo Semente - Núcleo de projetos sociais e ambientais do MPMG, e tem a parceria da Prefeitura de Ipatinga e da Usiminas.
Matéria relacionada
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br