Notícias - InstitucionalPrograma PGJ em Ação visita cidades do Vale do Rio Doce e proporciona aproximação entre administração do MPMG e comarcas do interior
Ipanema e Inhapim, municípios localizados no Vale do Rio Doce, receberam nos dias 22 e 23 de abril a visita de integrantes da administração do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) dentro do “Programa PGJ em Ação: a Procuradoria-Geral de Justiça vai até você”. A iniciativa busca aperfeiçoar a comunicação entre a Procuradoria-Geral de Justiça, membros, servidores, estagiários e colaboradores, garantindo o recebimento, acompanhamento e desdobramento eficaz das demandas e necessidades das Promotorias de Justiça.
Rio Pardo de Minas, Taiobeiras, Salinas, Janaúba, Araçuaí, Jequitinhonha, Almenara e Capelinha já foram visitadas pelo programa, que teve início em fevereiro deste ano. O “PGJ em Ação” prevê um cronograma de visitas as Promotorias de Justiça localizadas em todas as regiões de Minas Gerais e o acompanhamento sistemático do aprimoramento da estrutura de cada unidade.
As visitas às comarcas de Ipanema e Inhapim foram feitas pelo procurador-geral de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho; chefe de gabinete Thiago Ferraz de Oliveira; assessores especiais do procurador-geral de Justiça, Marília Carvalho Bernardes e Kepler Cota Cavalcante Silva; além do servidor Adalberto Menezes Faria Samora, lotado na Diretoria de Planos, Projetos e Programas Institucionais (DPIN). As reuniões contaram com as participações dos promotores de Justiça Nayara Bernardes, Rodrigo Menezes (Ipanema), Igor Heringer e Jonas Junio (Inhapim), analistas e oficiais do MPMG, servidores cedidos por outras instituições, estagiários e terceirizados das duas comarcas.
Conforme Nayara Bernardes, promotora de Justiça de Ipanema, o programa tem importância tremenda. “Servidores até ressaltaram aqui que estão no MPMG há 20 anos e nunca tiveram a oportunidade de estar com o procurador-geral de justiça em uma reunião, especificamente para lidar com assuntos institucionais. Nós passamos diretamente à administração do MPMG as demandas internas e também ouvimos respostas sobre os problemas que enfrentamos no dia a dia. Foi uma experiência única e uma oportunidade singular para todos nós”.
Jonas Junio Linhares, promotor de Justiça de Inhapim, enaltece a iniciativa da administração. “Acredito que tenha sido a primeira vez que um procurador-geral de Justiça visitou a comarca e isso traz uma aproximação não só com os promotores de Justiça, mas também com os servidores, estagiários e terceirizados. Faz com que todos se sintam parte dessa instituição, se sintam motivados. Então isso realmente é muito bom. Sabemos do esforço da administração para se deslocar até aqui em Inhapim, mas isso realmente traz um resultado positivo, importante”.
O programa permitirá à administração do MPMG ter uma visão clara das prioridades regionais, garantindo que as ações institucionais contemplem as necessidades locais mais urgentes. “A distância física entre Belo Horizonte e as comarcas do interior será encurtada por meio desse programa”, destaca Paulo de Tarso.
Os membros do MPMG também terão acesso a canais alternativos para registrar as demandas. Ao final, serão produzidos relatórios de prioridades regionais. Esses documentos serão públicos e amplamente divulgados, a fim de que todos possam acompanhar as ações de melhorias nos atendimentos e prestação de serviço aos cidadãos.
“Visitar o interior nos proporciona conhecer a instituição por dentro, saber das aflições, dilemas, e questões que tocam promotores de Justiça, servidores, estagiários e terceirizados, enfim, toda a família Ministério Público. É impressionante você visitar o interior e ver de perto o que essas pessoas fazem e como elas trabalham, o esforço empregado para atingir metas e construir esse status institucional que o Ministério Público de Minas Gerais tem. É muito especial esse momento e quero levar isso até o fim da minha gestão, incrementando o programa cada vez mais”.
Ainda conforme Paulo de Tarso, “estamos aqui em uma condição de horizontalidade e ouvir um servidor dizer que nunca teve contato com o a pessoa que é encarregada da gestão institucional, e que está satisfeita em poder dialogar, é muito gratificante. Esse é o propósito desse projeto, acolher as pessoas para que elas se sintam integrantes do todo”.
Durante o período em que estiveram no Vale do Rio Doce os integrantes da administração do MPMG participaram de reuniões com promotores de Justiça em Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.