Notícias - InstitucionalProcurador de Justiça Mário Drummond da Rocha toma posse como novo corregedor-geral do MPMG
'Encaro minha missão na Corregedoria como a mais nobre tarefa da minha vida profissional, o coroamento de uma carreira totalmente devotada ao Ministério Público', afirmou em seu pronunciamento
Em sessão solene do Colégio de Procuradores, o procurador de Justiça Mário Drummond da Rocha tomou posse nesta quinta-feira, 18 de dezembro, como novo corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais, para exercer o cargo no biênio 2026/2027.

Compuseram a mesa de honra o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Franklin Higino Caldeira Filho; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Minas Gerais, Frederico de Sousa Saraiva; o subprocurador do Ministério Público de Contas de Minas Gerais Daniel Guimarães; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o advogado-geral do Estado, Fábio Murilo Nazar; e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Após a leitura do termo de posse e assinatura do livro, o procurador de Justiça Marco Antonio Lopes de Almeida, que deixa do cargo de corregedor-geral da instituição, falou sobre seu sentimento de dever cumprido e dos resultados alcançados na fiscalização, orientação, estudos, implantação de programas e outras iniciativas de seu mandato, destacando que a excelência da Corregedoria-Geral do MPMG não é obra de um momento, mas de uma sucessão de gestões eficientes e dos esforços de toda a equipe do órgão.

Decano e ex-corregedor-geral, o procurador de Justiça Márcio Heli de Andrade proferiu a mensagem de saudação ao novo corregedor-geral, em nome do Colégio de Procuradores, ressaltando a competência, a habilidade e a disposição para o diálogo como qualidades do empossado, fundamentais para enfrentar os desafios do cargo.

Em seguida, já como novo corregedor-geral, Mário Drummond da Rocha fez seu pronunciamento. “A missão da Corregedoria, que seria para muitos árida e espinhosa, será exercida com auspicioso estado de ânimo, próprio para garantir que o Ministério Público atue com verdadeira efetividade, eficiência e senso de responsabilidade crítica no que concerne ao seu relevante papel na sociedade. Encaro minha missão na Corregedoria como a mais nobre tarefa da minha vida profissional, o coroamento de uma carreira totalmente devotada ao Ministério Público. Para que o êxito seja completo, peço aos colegas que caminhem comigo, certos de que a grandeza do Ministério Público não se encontra nos cargos ou nos títulos que possamos ostentar, mas no fiel serviço à sociedade mineira”.

Encerrando a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, expressou sua gratidão pela gestão que se encerra e se dirigiu ao novo corregedor-geral: “saiba que a Corregedoria-Geral sempre contará com o suporte da Procuradoria-Geral de Justiça para manter os projetos em andamento e implementar as inovações necessárias ao órgão. Juntos, guiados pelos nobres valores da instituição avançaremos de forma unida e integrada”.

Mário Drummond da Rocha ingressou no MPMG em 1984 tendo atuado como promotor de Justiça nas comarcas de Campestre, Arcos, Paracatu, Itabira e Belo Horizonte. Em 1993 foi promovido ao cargo de procurador de Justiça, atuando na Procuradoria de Justiça Criminal. Foi também subcorregedor-geral e corregedor-geral adjunto.
A Corregedoria-Geral do Ministério Público é órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros da instituição, competindo-lhe também a fiscalização das atividades funcionais dos servidores do MPMG. Ao corregedor-geral compete realizar correições e inspeções, instaurar processo disciplinar administrativo, acompanhar o estágio probatório dos membros da instituição, entre outras atribuições.

