Início do conteúdo

Ações estaduais foram realizadas até sexta-feira, 23 de setembro, e contaram com mais de cinco mil profissionais envolvidos

 

 

 

Para proteger as pessoas idosas de qualquer tipo de violência em Minas Gerais, diversas instituições estaduais se uniram para ações de combate, prevenção, conscientização e fiscalização na Operação Vetus III, que ocorreu desde o dia 23 de agosto - data da sua deflagração no estado. Até a sexta-feira, 23 de setembro, 387 vítimas foram atendidas e outras 11 resgatadas em Minas Gerais. A ação contou com o empenho de 5.458 policiais, entre civis e militares, e 2.769 viaturas. Um total de 90 pessoas foram presas.

VETUS 4.jpeg

Em Minas, a ação integrada teve a participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A quarta-feira ,21, foi considerado o dia "D" da operação, estipulado para a intensificação de visitas e verificação de cumprimentos de medidas protetivas em unidades especializadas de proteção aos idosos. Já na sexta-feira, 23, foi feito um balanço dos trabalhos realizados pelos diversos órgãos envolvidos nesta grande operação, coordenada, em Minas Gerais, pela Sejusp e capitaneada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A operação 

Combater crimes de violência contra pessoas idosas em todo o estado, por meio de ações coordenadas das forças de segurança estaduais e demais órgãos, especialmente das unidades especializadas de proteção ao idoso, é o principal objetivo da Vetus III.

Várias ações de fiscalização, cumprimento de mandados em aberto, vistorias e apuração de denúncias foram realizadas desde a deflagração da operação, que aconteceu há um mês. A operação engloba a apuração de denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências aos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais.

Dia D 

Na quarta-feira, durante o dia D da campanha, ocorreu o maior volume de fiscalizações em instituições de acolhimento. Foram feitas 18 visitas de verificação de descumprimento de medidas protetivas, sendo que 10 dessas unidades estão instaladas na capital. As visitas no interior foram priorizadas em outras datas.

Balanço

Durante os trabalhos realizados até sexta-feira, 23, 387 vítimas foram atendidas, 11 foram resgatadas e 259 visitas e diligências policiais foram realizadas em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. Além disso, foram cumpridos 32 mandados de busca, 111 mandados de prisão e 89 medidas protetivas de urgência (MPU) solicitadas.

A operação resultou, ainda, em 90 pessoas presas, cinco autos de apreensão em flagrante de ato infracional, 30 autos de prisão em flagrante lavrados, 123 inquéritos policiais concluídos, 196 inquéritos policiais instaurados e 25 termos circunstanciados de ocorrências lavrados.

Além do socorro das vítimas, propriamente dito, ações de fiscalização das instalações dos lares e abrigos, bem como a verificação do correto armazenamento de alimentos e demais itens, também foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Vigilância Sanitária. Orientações foram repassadas para a adequação destes locais.

Dos locais visitados, 15 não estavam em conformidade com as normas da vigilância sanitária, sendo adotadas as providências cabíveis para cada caso. 

Crime 

A violência contra a pessoa idosa é crime previsto em lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Ocorrências podem ser denunciadas ao MPMG, pelo telefone 127, no Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou no Disque Denúncia 181.

 

Com informações e fotos da Sejusp.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo