Início do conteúdo

A ação integra a Agenda Colaborativa "Mulheres 3S", iniciativa criada para articular ações, formações e campanhas voltadas ao "ODS 5 – Igualdade de Gênero", reunindo experiências de diferentes territórios e organizações.





mulheres 3s destaque.jpg

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, nessa quarta-feira, 10 de dezembro, o Seminário “Liderança Feminina na Promoção dos Direitos Humanos”, em celebração ao Dia dos Direitos Humanos. O encontro ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, reunindo integrantes do MPMG, lideranças de organizações da sociedade civil, representantes de conselhos, coletivos e movimentos sociais. 

Promovido em parceria com o “Movimento Mulheres 3S”, o evento destacou a centralidade dos direitos das mulheres como eixo estruturante da pauta de direitos humanos. A programação evidenciou o papel das lideranças femininas no Terceiro Setor e nas políticas públicas, reconhecendo sua relevância na garantia de direitos, na participação social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), Francisco Ângelo, reforçou a importância da iniciativa.

mulheres 3s noticia.jpg

“O MPMG é um espaço aberto e permanente para o debate sobre democracia e cidadania. Eventos como este permitem consolidar direitos e fortalecer a atuação das diversas organizações que trabalham com essa temática, impulsionadas pelo motor do Terceiro Setor: os voluntários e, especialmente, as mulheres”, afirmou. 

O seminário também teve como objetivo fortalecer parcerias intersetoriais entre o Ministério Público, organizações da sociedade civil e redes de mulheres, ampliando espaços de diálogo e cooperação. Foram compartilhadas experiências e estratégias que vêm impulsionando a atuação feminina na defesa dos direitos humanos em diferentes contextos. 

A programação teve início com a abertura feita por Nanda Soffiette Soares, coidealizadora do Movimento Mulheres 3S. Em seguida, ocorreu o painel “Direitos das Mulheres São Direitos Humanos: desafios e conquistas no Brasil”, mediado por Ulla Ribeiro e composto por Patrícia Maria Santos de Carvalho, representante da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e Patrícia Habkouk, promotora de Justiça da Promotoria de Combate à Violência Doméstica de Belo Horizonte. 

A promotora de Justiça Patrícia Habkouk ressaltou a urgência do enfrentamento à violência de gênero no estado.

mulheres 3s noticia2.jpg

“Falar sobre o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em Minas Gerais é sempre impactante, e justamente por isso não pode ser invisibilizado. Nosso estado registra, em média, 150 mil boletins de ocorrência por ano relacionados à violência doméstica. Isso está presente nas nossas famílias, na vizinhança, na televisão e na internet. Espaços como este são fundamentais para debatermos e pensarmos em como reunir ainda mais forças.” 

O encerramento reuniu Julia Caldas, superintendente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), e Nádia Rampi, vice-presidente da instituição.

mulheres 3s noticia1.jpg

As participantes reforçaram a importância das redes de mulheres, da cooperação intersetorial e do fortalecimento da liderança feminina na promoção da democracia, da cidadania e da defesa dos direitos humanos. 

Movimento 3s 
O “Movimento Mulheres 3S” tem como missão valorizar o trabalho das mulheres no Terceiro Setor, estimular e empoderar lideranças femininas, promover políticas de equidade e fomentar conhecimento e profissionalização na área da igualdade de gênero.

Semina?rio Mulheres 3S: Direitos das Mulheres Sa?o Direitos Humanos 10.12.25

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo