Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Três Marias, expediu na terça-feira, 16 de dezembro, uma Recomendação para que a Prefeitura Municipal de Três Marias, na região Central de Minas, suspenda imediatamente todas as inscrições e retifique o Edital nº 001/2025 do processo seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE). 

De acordo com o MPMG, o processo seletivo contém múltiplas ilegalidades, como a exigência de Teste de Aptidão Física (TAF) sem previsão legal, o caráter eliminatório do curso de formação, a ausência de reserva de vagas para pessoas com deficiência, a transferência indevida de custos aos candidatos e cláusulas que afrontam os princípios da legalidade, isonomia, razoabilidade e segurança jurídica.  

O MPMG recomenda que as inscrições fiquem suspensas até que todas as irregularidades sejam sanadas e o edital seja retificado de forma satisfatória e pública. Segundo a Recomendação, o Município também deve garantir ampla divulgação para um novo período de inscrições. 

O documento prevê o prazo de 15 dias para a se pronunciar e expor as providências que foram ou serão tomadas no caso. Se houver omissão ou justificativas insuficientes, o MPMG poderá ajuizar uma ação judicial. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo