Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Açucena, no Vale do Rio Doce, promoveu, no dia 12 de maio, o “1º Seminário de Combate à Violência Sexual, Física e Moral contra Crianças e Adolescentes”, em alusão à campanha nacional Maio Laranja, que busca dar visibilidade ao assunto. 

Violencia sexual infantil_NOTICIA02.png

O evento, realizado na Igreja Batista da cidade, reuniu profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes em uma manhã de palestras, reflexões e fortalecimento das estratégias integradas de combate à violência infantojuvenil. 

O principal objetivo da iniciativa foi conscientizar e capacitar os agentes que atuam na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes, além de promover ações voltadas ao enfrentamento da subnotificação de casos, um dos maiores desafios no combate eficaz à violência. 

Violencia sexual infantil_NOTICIA01.png

A primeira palestra da manhã foi ministrada pela coordenadora regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Vale do Rio Doce (CREDCA-VRD), promotora de Justiça Mariana Cristina Diniz dos Santos. Ela abordou os desafios atuais da campanha Maio Laranja, reforçando a importância da atuação conjunta e permanente dos órgãos da rede para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

Na sequência, a promotora de justiça e idealizadora do evento, Úrsula Oliveira da Cunha, comentou sobre os diversos tipos de violência praticadas contra o público infantojuvenil – física, sexual, psicológica, moral, institucional e patrimonial – e destacou o conhecimento e a sensibilização como fundamentais para o enfrentamento dessas práticas. 

A psicóloga Neuza Mires, por sua vez, ensinou como identificar sinais de violência e, fechando o evento, o analista em Psicologia do MPMG Alex Vilela abordou os protocolos de atendimento, a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas, os fluxos de atendimento e o papel de cada instituição nesse processo. 

O evento contou ainda com o apoio logístico da Associação dos Municípios do Leste de Minas (Assoleste), representada por sua diretora executiva, Elidamarcia Lana. 

De acordo com a promotora Úrsula Oliveira, a iniciativa reforça o compromisso do MPMG em fortalecer a rede de proteção à infância, garantindo que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente seguro e sem violência. "O seminário busca mobilizar e conscientizar a rede de atendimento e a sociedade sobre formas de identificar os sinais de um caso de violência e reforçar o dever de notificação dos casos às autoridades. Busca, ainda, incentivar políticas públicas de capacitação aos servidores, fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes", destacou.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo