Notícias - Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização SociaisMPMG lança Rede de Acompanhamento dos Povos e Comunidades Tradicionais em Paracatu
O auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) foi palco, nesta quarta-feira, 12 de março, do lançamento da Rede Municipal de Acompanhamento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Paracatu. O evento foi promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos) do Norte de Minas.
A perita credenciada pelo MPMG Carolina Carret Höfs apresentou os diagnósticos elaborados junto às comunidades quilombolas do município de Paracatu, no âmbito do programa Próximos Passos.
O Próximos Passos é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o MPMG, com interveniência da Cimos, e o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Ele busca unir esforços entres os integrantes com o objetivo de desenvolver ações articuladas voltadas para a efetivação dos direitos fundamentais de povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais.
Ao final do evento, os participantes deliberaram pela formalização da Rede como estrutura colaborativa e interinstitucional para garantir a proteção e a promoção dos direitos das comunidades quilombolas, no âmbito municipal.
Estiveram presentes os promotores de Justiça Joaquim de Assis Úrsula Júnior e Tais Raquel Alves Trindade, representantes das comunidades quilombolas Bagres, Cercado, Família dos Amaros, Porto Pontal e São Domingos, membros das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Turismo, Mulher, Igualdade Racial e Juventude, além de vereadores e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas gerais (Emater) e do 45º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.