Início do conteúdo

A programação da TV MP será veiculada pelo canal oficial do MPMG no Youtube, sem interrupção. Dois programas estreiam nesta segunda-feira: o Além das Montanhas e o Ponta a Ponta.

 

Segunda-feira, 12 de setembro de 2022: a TV MP, o canal de comunicação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está no ar. Com programação veiculada pelo canal oficial do MPMG no Youtube, a TV MP exibe, a partir de hoje, os novos programas Além das Montanhas e o Ponta a Ponta. 

O programa Além das Montanhas irá apresentar, diariamente, debates com integrantes do MPMG e convidados sobre temas de destaque e de interesse da sociedade. O programa de estreia, que será veiculado nesta segunda-feira, com reprises durante a semana, teve como assunto principal os 20 anos de criação da TV Justiça, que foi o primeiro canal público de informação sobre o Poder Judiciário, coordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  

Participaram do primeiro Além das Montanhas o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, o empresário de comunicação, Marco Aurélio Jarjour Carneiro e a professora da faculdade de comunicação da PUC Minas, Sandra Freitas.  

NOTICIA01_papel_tv_publicaEric_Bezerra_IMG_9783.jpg

O ex-ministro Marco Aurélio Mello, que participou de Brasília, destacou a importância de uma TV pública como canal de transparência do serviço prestado à sociedade e sobre o importante passo que o MPMG deu ao implementar um canal de comunicação. “A transparência é essencial para a lisura no âmbito da administração pública e a TV Justiça tem a função de mostrar essa transparência. O Poder Judiciário e o Ministério Público são acionados para que atuem visando a unidade da justiça e é fundamental que a sociedade tenha acesso à informação. A TV Justiça, assim como a TV MP, cumpre o papel de aproximar a sociedade da instituição”, disse.  

Marco Aurélio Jarjour, um dos pioneiros na transmissão de programas de rádio pela web, adotando o formato de TV via streaming, falou sobre o processo de transformação da comunicação ao longo dos anos. “A estrutura de comunicação passou por vários momentos nos últimos 60 anos. O tempo constrói novos caminhos e vamos nos adaptando e criando formatos. Quando falamos em comunicação, é necessário pensarmos na relevância do conteúdo. A TV pública, por exemplo, não tem a audiência como parâmetro. O que se avalia é a relevância. A TV MP é a construção de um caminho que irá auxiliar a sociedade. Nesse sentido, a TV Justiça e a TV MP prestam um grande serviço à sociedade”, ressaltou.  

Sandra Freitas, professora de comunicação social há 40 anos, falou da função que o meio acadêmico exerce na formação de profissionais aptos a lidar com as todas as mídias existentes. “Na universidade, a nossa preocupação é a de sempre formar profissionais que deem conta dos desafios que estão postos e os que estão por vir. As novas tecnologias nos obrigam a exercitar a capacidade de prospecção da formação profissional. Ganhamos muito com a tecnologia e o Ministério Público tomou uma decisão corajosa de fazer televisão utilizando essas novas ferramentas. A TV pública é do povo. O Ministério Público mineiro terá um instrumento para renovar os valores da sociedade, buscando o fortalecimento da democracia”, disse.  

O procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior ressaltou que o projeto de criação da TV MP tem o objetivo de permitir que a sociedade se aproxime do Ministério Público. “Vamos trazer pessoas com vivências e experiências para discutir assuntos de relevância na atualidade. A TV MP terá uma fonte inesgotável de especialistas para os mais diversos assuntos, que poderão esclarecer temas controversos e os julgamentos dos tribunais. A TV vai mostrar o trabalho do MPMG à sociedade. A partir de agora, todos os colegas terão a oportunidade de participar dos debates, levando informação para a sociedade. O sonho se concretiza hoje”, concluiu.  

NOTICIA01_pap_01_aleijadinhoEric_Bezerra_IMG_9745.jpg

Ponta a Ponta  

Outro programa que estreia na TV MP é o Ponta a Ponta, que irá mostrar a atuação do MPMG em 360°, apresentando o trabalho da instituição em todas as regiões de Minas Gerais.  

No primeiro programa, o Ponta a Ponta mostrou como se dá a atuação do MPMG na recuperação de imagens sacras roubadas do patrimônio histórico mineiro. Participaram o coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor de Justiça Marcelo Maffra, a presidente do Iepha, Marília Palhares Machado, e a coordenadora do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, Maria Goretti Gabrich.  

Nessa edição, o programa destacou a atuação do MPMG na recuperação de uma peça sacra atribuída a Aleijadinho, denominada “Cabeça de Anjo de Fita Falante”. Os convidados também falaram sobre os desafios do comércio ilegal de bens culturais e o promotor de Justiça Marcelo Maffra contou sobre o recente lançamento do aplicativo Somdar, criado em parceria entre o MPMG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para auxiliar no combate ao comércio ilegal de bens culturais em Minas Gerais.  

NOTICIA02_papel_tv_publicaEric_Bezerra_IMG_9800.jpg

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo