Notícias - InstitucionalMPMG inaugura nova sede do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, as novas instalações do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público (GEPP). O espaço fica na Unidade de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (UCC) e conta com 20 estações de trabalho, quatro gabinetes para promotores de Justiça, sala de reuniões, recepção e copa.
O principal objetivo do GEPP é auxiliar promotores de Justiça a investigar e coibir crimes ou irregularidades cometidas por prefeituras, órgãos do governo, empresas que usam verba pública e qualquer pessoa envolvida em desvios de dinheiro do erário. Além de apoiar as investigações no dia a dia, o GEPP funciona como uma ponte para que os promotores de Justiça troquem informações e provas de forma mais rápida.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, além de membros e servidores da instituição. Durante o evento, o atual coordenador do GEPP, o promotor de Justiça Bernardo de Moura Lima Paiva Jeha, destacou que a reforma da sede simboliza o compromisso da gestão com o ato de servir. "Esta sede renovada é a prova do compromisso com a defesa do patrimônio público e da probidade. É dar estrutura e ferramentas a quem zela e defende o que é de todos", afirmou o promotor.
Em seu discurso, o promotor de Justiça Jorge Alexandre de Andrade Rodrigues enfatizou que o ano de 2025 foi marcado por uma profunda reordenação administrativa no GEPP, incluindo a digitalização completa do acervo e a criação do programa "Conexão GEPP". Segundo ele, essas mudanças já resultaram em investigações de grande impacto, como as operações Resbuilt e Sangria. "Trata-se de um investimento na capacidade institucional do Ministério Público, nas pessoas que aqui dedicam seus esforços e nos valores que orientam nossa missão", pontuou Jorge Alexandre.
O Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, encerrou os pronunciamentos destacando o papel fundamental de cada servidor e membro na construção da imagem de referência que o MPMG possui nacionalmente. Ele reforçou que a nova estrutura visa proporcionar dignidade e melhores condições de trabalho para quem atende à população. "Nós somos pessoas que estão passageiramente nessas funções para fazer o bem para as pessoas, e esse é o nosso papel", concluiu o Procurador-Geral.

