Notícias - InstitucionalMembros do MPMG são agraciados com a Medalha da Inconfidência 2025
A comenda é concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira
Durante a cerimônia da Medalha da Inconfidência 2025, realizada em Ouro Preto, nesta segunda-feira, 21 de abril, seis membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram reconhecidos pela atuação na promoção da Justiça e do desenvolvimento social do estado. O evento, marcado por momentos de reflexão e respeito, ocorreu em um contexto de luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco, cuja memória foi homenageada com um minuto de silêncio na Praça Tiradentes, além de mudanças na programação, como a suspensão de músicas e o hasteamento das bandeiras a meio mastro.
O procurador de Justiça Octavio Augusto Martins Lopes foi agraciado com a Medalha de Honra, reconhecendo sua trajetória marcada pela excelência e compromisso com o povo mineiro. Nascido em Resplendor, Minas Gerais, ingressou no MPMG em 1994. Atuou nas comarcas de São Francisco, Salinas, Manhuaçu, e Betim. Em Belo Horizonte, atuou na Vara de Execuções Penais. Em 2014, assumiu o cargo de procurador de Justiça e hoje atua como subcoordenador da Procuradoria de Justiça de Habeas Corpus.
Já o procurador de Justiça José Ronald Vasconcelos de Albergaria recebeu a Grande Medalha da Inconfidência. Membro do MPMG desde 1990, atuou nas comarcas de Ribeirão das Neves, Tarumirim, Betim e Belo Horizonte, chegando ao cargo de procurador de Justiça em 1998. Em 1999, atuou como chefe de gabinete e, em seguida, assumiu como o primeiro coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, assumindo o importante projeto de criação dos conselhos tutelares e dos fundos de defesa da infância e juventude. Hoje, atua na área da execução penal e como subcorregedor do MPMG.
Medalha da Inconfidência
Os demais membros foram condecorados com a Medalha da Inconfidência pelo trabalho sério, ético e transformador que desenvolvem em prol da sociedade mineira. Morador de Itaúna, o promotor de Justiça Rodrigo Bragança de Queiroz ingressou na instituição em 1995 e passou pelas comarcas de São Francisco, Santo Antônio do Monte, Nova Era e Diamantina. Atua na 2ª Promotoria de Justiça de Itaúna desde 1998. Os mais de 27 anos de trabalho no local permitiram conhecer os desafios reais da região e da sua população.
Pelo seu intenso trabalho à frente da 1ª Promotoria de Justiça de Brumadinho, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019, a promotora de Justiça Ludmila Costa Reis, também foi homenageada. Doutora em Direito, ingressou no MPMG em 2010. É especialista em Administração Pública, foi pesquisadora visitante na Universidade de Syracuse-NY e diretora Pedagógica da Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmp).
O promotor de Justiça Cristiano Cassiolato entrou no MPMG em 1997. Em sua atuação, passou por Uberlândia, Arinos, Buritis e João Pinheiro. Desde 1999, vive e trabalha na comarca de Carmo do Rio Claro, o que o permitiu conhecer todas as áreas de atuação e expertise do Ministério Público. Cooperou com a Promotoria de Justiça de Passos no Juizado Especial Criminal, Patrimônio Público e Meio Ambiente até 2014 e hoje integra o Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – núcleo Passos.
Pelo seu trabalho de 21 anos à frente da comarca de Araguari, a promotora de Justiça Cristina Fagundes Siqueira recebeu a condecoração do Governo de Minas. Integrante do MPMG desde 2000, passou por importantes áreas de atuação, como Saúde, Infância e Juventude, Criminal, Idoso e Pessoa com Deficiência, e coleciona importantes casos na defesa dos direitos inalienáveis na região. Hoje trabalha nas áreas do Consumidor, Cível, Juizado Especial Criminal, Registro Público, Fundações e Terceiro Setor.
“Cada um desses colegas personifica o que há de mais nobre na instituição: coragem, dedicação e verdadeiro espírito público. São exemplos que inspiram e enobrecem o Ministério Público de Minas Gerais, reforçando seu papel como guardião dos direitos e valores essenciais à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, afirmou o procurador-geral de Justiça e membro permanente do Conselho da Medalha da Inconfidência, Paulo de Tarso Morais Filho.
Cerimônia
A solenidade foi composta por dois momentos distintos. O primeiro, na Praça Tiradentes, contou com uma homenagem militar, na presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e uma salva de 21 tiros, celebrando a história e o espírito de resistência de Minas Gerais. Em seguida, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Confira abaixo as fotos da solenidade.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br