Início do conteúdo

O Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp) aprovou, recentemente, mais dois projetos que irão beneficiar municípios da região Central do estado.  

Um dos projetos aprovados, do Corpo de Bombeiros, irá custear uma Viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) para atender os municípios de Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas e Nova União. O equipamento será destinado ao Pelotão do Corpo de Bombeiros de Sabará, responsável por atender a região, que conta com extensas áreas de preservação ambiental e importante acervo de patrimônio histórico e cultural.

A aquisição do caminhão, no valor de R$ 2,2 milhões, irá aumentar a capacidade de resposta no combate ao fogo, contribuindo diretamente na redução do impacto decorrente da propagação dos incêndios, sejam eles urbanos ou florestais.

Outro projeto aprovado irá custear equipamentos para o Centro Multidisciplinar de Estimulação e Intervenção Precoce para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do município de Caeté.  O projeto Renovar TEA, da Prefeitura de Caeté, tem o objetivo de oferecer um centro integrado de atendimento à pessoa autista e a seus familiares, de forma gratuita. Para isso, é necessário ter os equipamentos adequados, que serão adquiridos com recursos destinados pelo Funemp, cerca de R$ 20 mil.  

Os materiais a serem adquiridos serão utilizados nos espaços do projeto, em atividades terapêuticas e em dinâmicas de estimulação e de socialização. Entre os equipamentos a serem comprados estão: prancha de terapia sensorial, balanço suspenso, disco de flexão, caminho articulado, instrumentos musicais pedagógicos e jogos didáticos.  

Segundo a promotora de Justiça de Caeté Luciana Crawford, trata-se de dois projetos muito importantes para as comunidades locais. “A contemplação do Projeto Renovar TEA terá grande repercussão social no município de Caeté, possibilitando o pleno desenvolvimento daqueles diagnosticados dentro do espectro de autismo. Já a aquisição do caminhão para o Corpo de Bombeiros, além de colaborar na preservação da Serra da Piedade, Serra do Espinhaço e parte do Parque do Gandarela, também pode ser utilizado para resgate de pessoas, o que será muito útil, uma vez que a região é cortada por importantes rodovias, como a BR-381.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo