Notícias - InstitucionalFundamentos da escrita jurídica com IA é tema da primeira palestra da Semana do MP 2025
Para o juiz federal George Marmelstein, no prazo de um ano, todas as atividades jurídicas terão participação da inteligência artificial generativa. “Isso é uma tese neutra. Não quer dizer que iremos evoluir graças a isso. O resultado vai depender de nós”, alertou.
A primeira palestra da Semana do Ministério Público 2025 foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, no Auditório Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Belo Horizonte. Na oportunidade, o juiz federal George Marmelstein Lima abordou o tema “Fundamentos da escrita jurídica com IA”.
Na abertura da atividade, a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo destacou que a IA tem se consolidado como uma das ferramentas mais relevantes e revolucionárias da pós-modernidade, pelo potencial que apresenta de transformar a vida das pessoas e das instituições. “A automação inteligente, impulsionada por inteligência artificial, revoluciona processos diversos ao simplificar, automatizar e otimizar operações de maneira mais estratégica”, observou.
A promotora de Justiça ressaltou também que a supervisão e a capacidade crítica humanas são fundamentais para potencializar o desempenho de tecnologias avançadas. “Em outras palavras, não se trata de afastar o homem de suas atividades, mas de facilitá-las e aprimorá-las”.
De acordo com ela, ao adotar a IA como tema central da Semana do MP 2025, “o Ministério Público de Minas reafirma seu compromisso com a inovação, o diálogo interdisciplinar e a construção de soluções que estejam à altura das transformações do nosso tempo, buscando sempre dar o seu melhor enquanto representante da sociedade”.
O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, reafirmou o compromisso institucional com o avanço tecnológico, destacando os benefícios que o uso da IA pode trazer para o MP e, consequentemente, para a sociedade. “Hoje, inúmeras demandas que chegam às portas de cada uma das Promotorias e Procuradorias de Justiça do Ministério Público reclamam uma celeridade nas suas respostas. E nós temos que nos valer das ferramentas que podem facilitar a execução dessas tarefas”, frisou.
Revolução cognitiva
O palestrante George Marmelstein deu início à sua apresentação defendendo a tese de que o planeta está vivendo uma revolução cognitiva que vai afetar a humanidade de modo intenso. "A inteligência artificial generativa é uma ferramenta que já está integrada na vida de muitas pessoas, mas que nós ainda não temos uma real dimensão de todos o seu potencial, sobretudo na parte da produção do conhecimento, na arte, na cultura, na ciência, no direito, na medicina, na educação. São áreas que serão tremendamente afetadas pela IA”, observou.
George ainda apontou como tese secundária a projeção de que, no prazo de um ano, todas as atividades jurídicas, desde a análise de processos, passando pela pesquisa jurídica, pela escrita de relatórios, pareceres, peças judiciais, pela criação de argumentos, desenvolvimento de hipóteses, análise probatória e julgamento, de algum modo, terão participação da inteligência artificial generativa. “Isso é uma tese neutra. Não quer dizer que iremos evoluir graças a isso. O resultado vai depender de nós”, alertou. Assim à palestra:
A ação educacional foi promovida pelo Ceaf, juntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). O coordenador da STI, promotor de Justiça Daniel Piovanelli, presidiu a atividade.
Compuseram a mesa de abertura: o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; o subcorregedor-geral do MPMG, Mário Drumond da Rocha, a diretora do Ceaf, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo; o coordenador da STI, promotor de Justiça Daniel Piovanelli; e o juiz federal e palestrante George Marmelstein Lima.
A Semana do Ministério Público 2025 conta com o apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), do Sicoob-Jus-MP e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Sindsemp-MG).
Veja mais fotos da palestra:

Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br