Início do conteúdo

Evento envolveu apresentações artísticas, rodas de conversa sobre políticas públicas e direitos coletivos, feirão de empregos, ações educativas e atendimento direto à população

250422 MP Itinerante Florestal - noticia.jpg

A cidade de Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu nesta terça-feira, 22 de abril, mais uma edição do Ministério Público Itinerante. O evento, promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (Cao-Cimos), reúne uma série de serviços de cidadania e acesso à Justiça pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e instituições parceiras.

A praça Torquato de Almeida foi o ponto central das atividades. No entorno do coreto, o escritório regional do Sistema Nacional de Empregos (Sine) montou balcão de atendimento com recebimento de candidaturas para vagas de trabalho em duas agroindústrias e uma rede de supermercados da região. Os candidatos conversaram diretamente com representantes dos departamentos de recursos humanos de cada empresa e apresentavam seus currículos para análise preliminar. O Sine também visitou a Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, onde estudantes do ensino médio puderam criar suas carteiras de trabalho digital e aprender sobre oportunidades de aprendizado profissional.

A escola também recebeu, pela manhã, o rapper MC Kroif para uma palestra sobre a vida na periferia das grandes cidades e a música como meio de superação de desafios. A servidora do MPMG Ana Catão apresentou a estrutura da instituição como parte do programa "Por Dentro do Ministério Público" e o coordenador do Cao-Cimos, Paulo César Vicente de Lima, complementou falando sobre a importância da Constituição brasileira como garantidora de direitos coletivos. "Temos o melhor projeto de nação do mundo, que está descrito na nossa Carta Magna de 1988. Todos devemos conhecê-la para entendermos nossos direitos", discursou Lima, durante a apresentação "Promotor por um dia".

Durante a manhã, catadores de materiais recicláveis participaram de roda de conversa sobre enfrentamento da crise climática. O debate foi comandado pela psicóloga e cofundadora do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Ângela Oliveira, pela servidora do MPMG Raquel Duarte e pela pesquisadora da organização internacional Wiego Juliana Gonçalves.

Na escola municipal Dercy Alves Ribeiro, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental assistiram ao curta-metragem "O chute mais forte do bairro", com lições bem humoradas sobre respeito e dignidade nas relações com a comunidade. Ao final da apresentação, a servidora Lígia Azevedo, do MPMG, coordenou o debate com as crianças de quatro turmas sobre a importância da sinceridade no diálogo intergeracional. Os alunos também ouviram palestra sobre saúde bucal preventiva com a dentista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Nara Marques Cançado.

O público adulto e idoso também teve acesso a ações educativas. A servidora do MPMG Deiser Roscoe comandou roda de conversa sobre golpes para pessoas acima dos 60 anos. A fala envolveu os direitos dos consumidores, os riscos de empréstimos consignados, os casos mais comuns e os canais para se registrar queixas. Com temática complementar, a também servidora do MPMG Cláudia Raposeiras proferiu palestra sobre consumo consciente, com público majoritariamente formado por jovens.

O evento também teve foco em contribuições para políticas públicas locais. A conselheira estadual de saúde Érika Santos encabeçou diálogo com representantes da rede municipal de saúde sobre atribuições, oportunidades e desafios da atuação dos conselhos municipais. Já as entidades socioassistenciais receberam visita técnica do Serviço Social Autônomo (Servas), por meio do assistente social Anderson Duarte.

Galeria de imagens

MP Itinerante Florestal

Fotos Paulo Morais/MPMG

MP Itinerante

A iniciativa do MPMG surgiu em 2010 com o objetivo de levar acesso à Justiça. O MP Itinerante conta com diversos parceiros. Entre eles, estão: o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Cejusc; Cemig; Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais (Sine-MG); Servas; Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, Correios; Polícias Civil e Militar entre outros.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais 

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo