Notícias - SaúdeEm audiência pública promovida pelo MPMG, quilombolas de Januária cobram política pública de saúde
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça da Saúde de Januária, no Norte de Minas, realizou na última quinta-feira, 16 de maio, audiência pública para discutir a necessidade da implementação de política pública de saúde voltada à população quilombola. O encontro serviu, também, para coletar dados sobre as deficiências na atenção básica à saúde desta população.
O evento contou com a participação de lideranças quilombolas, representantes de 15 comunidades tradicionais, autoridades da área da saúde e integrantes de diversas instituições públicas. Durante a audiência, foram elencadas diversas dificuldades enfrentadas cotidianamente pelas comunidades, entre elas a carência de ações de saúde preventiva, a necessidade de acesso à água tratada, a precariedade no transporte para unidades de saúde, bem como a falta de regularidade nas visitas de agentes comunitários de saúde. Também foram apontadas como urgentes a ampliação da atenção básica, a garantia de atendimento em saúde bucal, a celeridade na realização de exames e na entrega de medicamentos, além do fortalecimento do cuidado em saúde mental, especialmente para mulheres e pessoas idosas.
A audiência teve apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Norte (CRDS-Norte) e da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais do Norte de Minas e Vale do São Francisco (Cimos-Norte). A reunião foi presidida pelo promotor de Justiça Daniel Lessa Costa e contou com a presença da promotora de Justiça Tatiane Aparecida de Almeida Costa, coordenadora da CIMOS Norte.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br