Início do conteúdo

Uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) resultou na condenação da empresa Inocoop Centrab-Empreendimentos e Serviços Ltda. por danos ambientais causados no município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O caso envolve irregularidades no parcelamento do solo urbano e intensa movimentação de terra na área remanescente do loteamento Filadélfia.

Segundo o Ministério Público, a empresa, responsável pelo empreendimento, promoveu ou permitiu intervenções em área de forte declive sem a adoção de medidas adequadas de contenção e drenagem. Em períodos de chuva intensa, a situação provocou enxurradas de lama, assoreamento de cursos d’água e poluição do rio Todos os Santos, afetando bairros como Alegria, Filadélfia e Laerte Laender.

A decisão judicial condenou a Inocoop a promover a reparação dos danos ambientais e a pagar indenização por dano moral ambiental no valor de R$ 1,5 milhão. O montante deverá ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Teófilo Otoni.

Segundo o promotor de Justiça Lucas Lopes Costa, "a sentença reforça a responsabilização de empreendedores por impactos ambientais decorrentes de parcelamentos irregulares do solo urbano e destaca a importância da prevenção e do cumprimento das normas ambientais em áreas urbanas sensíveis".

Processo nº: 5002648-77.2018.8.13.0686

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo