Notícias - Direitos HumanosApós participar de vídeo do programa Sobre Tons, analista do Ministério Público fala sobre racismo em colégio de BH
Na manhã de sexta-feira, 24 de novembro, a analista do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e autora do livro “Como me descobri branca”, Jussara Marra, ministrou palestra no Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Belo Horizonte, sobre a importância do combate ao racismo.
O convite foi feito à servidora após ela ter participado em um dos vídeos do programa antirracista do MPMG, o Sobre Tons. “Depois de ter visto o vídeo sobre ‘Como me descobri branca’, que gravei para o programa, um servidor do MP, que não conheço pessoalmente, me mandou um e-mail contando que a filha dele tinha sofrido racismo na escola e que queria levar o conteúdo para a diretora. Daí veio o convite do colégio para eu ir até lá falar com os alunos", detalha Jussara.
A palestra foi ministrada na escola e contou com a participação de mais de 70 estudantes, do sexto ao oitavo ano do ensino médio. A primeira parte da palestra, segundo a servidora, foi pensada para criar um espaço de reflexão. “Perguntei o que eles entendiam por racismo e mostrei alguns vídeos que poderiam despertar curiosidade e até mesmo espanto. Expliquei sobre a importância de agir contra o problema e pedi para que eles fizessem uma representação daquilo que aprenderam da palestra em uma folha A-4". Ainda segundo a palestrante, toda a arte produzida será exposta em mural na escola.
Além da palestra, o colégio divulgou para todos os alunos e para o corpo docente a pílula “Como me descobri branca”, feita pelo Sobre Tons, e que trata sobre branquitude e lugar de fala. “Foi um movimento grande que a escola fez em cima do vídeo produzido pelo Sobre Tons. Eu fiquei muito surpresa. Eu via os e-mails com o material bem-feito do programa e me questionava se as pessoas chegavam a assistir. Aí veio a resposta positiva com o convite. Fiquei muito feliz”, afirma Jussara.
O Sobre Tons
O Sobre Tons é um programa institucional destinado a sensibilizar os integrantes do MPMG em relação às questões raciais, por meio da disponibilização de conteúdos informativos e da integração do tema a programas e projetos já existentes na instituição.
Produzido pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom) do MPMG, a partir de proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) Antirracismo da instituição e pela Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD), o programa trouxe, quinzenalmente, de março a novembro, conteúdos e ações educativas sobre o assunto.
Foram abordados 18 subtemas: importância de se falar sobre o racismo, racismo e violação dos direitos humanos, compromisso do MP com o antirracismo, racismo e participação democrática, racismo estrutural, racismo religioso, teste do pescoço, racismo algorítmico, cotas raciais, interseccionalidade, epistemicídio, racismo institucional, racismo recreativo, racismo reverso, racismo linguístico, colorismo, branquitude e educação antirracista.
Saiba mais: