Notícias - Execução CriminalApós Difusão Vermelha requerida pelo MPMG, foragido por crime de maus-tratos a animais é preso ao desembarcar dos EUA
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, obteve a prisão de um homem, de 41 anos, acusado pelo crime de maus tratos de animal, no início de abril, quando ele desembarcava de um voo dos Estados Unidos.
A captura foi possível graças à inclusão do nome do foragido na Difusão Vermelha da Interpol, medida requerida pelo MPMG, e ao pedido de prisão preventiva deferido pela Justiça.
O crime ocorreu em 31 de dezembro de 2020, por volta das 20h, no bairro Bela Vista, município de São Sebastião do Anta, no Vale do Rio Doce. Conforme apurado, o denunciado, de forma livre e consciente, praticou atos de crueldade e abuso contra uma cadela sem raça definida, com apenas dois meses de vida, que não lhe pertencia.
Durante uma visita à residência da tutora do animal, o acusado mutilou a cadela utilizando uma faca, cortando seu rabo e as duas orelhas na presença de duas crianças. Após o ato, lavou o animal na pia do banheiro e, não satisfeito, fugiu do local levando a cadela, subtraindo-a da legítima proprietária.
Para o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, responsável pelo pedido de Difusão Vermelha, a prisão reafirma o compromisso institucional do Ministério Público com a proteção e defesa dos animais, deixando claro que condutas cruéis e degradantes não serão toleradas. “A responsabilização do agressor é fundamental para reforçar a mensagem de que os animais são seres sencientes e merecem respeito, cuidado e amparo jurídico”, afirmou o promotor de Justiça.
Fonte: 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br