Início do conteúdo

Início:03/02/2026 09:00hsFim:05/02/2026 16:00

Salto da Divisa, Santo Antônio do Jacinto e Santa Maria do Salto, na Região do Vale do Jequitinhonha, serão os primeiros municípios a serem atendidos pelo Ministério Público Itinerante (MPI), projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), este ano. A caravana da cidadania estará presente nessas cidades nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, respectivamente. Ao todos serão 59 municípios atendidos até o final deste ano, contemplando todas as regiões de Minas Gerais.

Em Salto da Divisa, os atendimentos ocorrerão na Praça Coronel Orozimbo da Cunha Peixoto, no dia 3. Em Santo Antônio do Jacinto, no dia 4, os atendimentos à população serão na Praça Odilon Pinheiro. Já em Santa Maria do Salto, no dia 5, a Praça Aurelina Mota Santos foi escolhida para receber a estrutura do MP Itinerante. Os atendimentos, nos três municípios, serão sempre entre 9h e 16h.

Ainda em fevereiro, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o MPI estará nos municípios de Senhora do Porto e Dores do Guanhães, na Região do Vale do Rio Doce.

Confira aqui o cronograma completo do MP Itinerante 2026.

MPI
O Ministério Público Itinerante, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), surgiu em 2010 com o objetivo de promover o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais da população de municípios que, geralmente, não sediam Promotorias de Justiça, oferecendo diversos serviços e realizando inúmeras atividades gratuitas.

Dentre as iniciativas viabilizadas pelo MP Itinerante, destacam-se: atendimentos pela Promotoria de Justiça e Ouvidoria do MPMG; orientações jurídicas e previdenciárias; agendamento e emissão de documentos; audiências de conciliação e mediação; atendimentos veterinários; orientações sobre serviços públicos essenciais; além de palestras (“Reuniões Públicas”), atividades culturais e educativas nas áreas de meio ambiente, saúde, cidadania e educação, abordando temas de interesse da população.

A partir de 2022, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos); hoje, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), passou a ser o órgão responsável pela coordenação do projeto. 

O MP Itinerante conta com a parceria de diversas instituições e órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil); a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); a Cooperativa dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de Minas Gerais (Sicoob JUS-MP); a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas (Senar Minas); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG); o Conselho Estadual de Saúde; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor); os Correios; o Serviço Social Autônomo (Servas), entre outros.

Em 2025 foram realizadas 57 edições do MP Itinerante, em municípios localizados em várias regiões de Minas Gerais, como Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, entre outras, impactando positivamente mais de 200 mil pessoas que participaram das atividades, receberam doações e/ou usufruíram dos serviços oferecidos.

Desde o seu lançamento, há 15 anos, o MP Itinerante contabiliza mais de 500 edições realizadas, com alcance superior a 600 mil pessoas.

Clique aqui e solicite que o projeto seja realizado em municípios pertencentes à sua comarca.

Documentário MP Itinerante 15 anos
O documentário “MP Itinerante 15 anos”, produzido pela Assessoria de Comunicação (Asscom) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e lançado no dia 28 de novembro de 2025, celebra a trajetória do projeto, marcada por parcerias, inovação e impacto social. A iniciativa se consolidou como um canal de aproximação entre a instituição e a população mineira, principalmente em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Final do conteúdo