Início do conteúdo

Local:Municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Durandé e Martins SoaresInício:27/05/25 09:00hsFim:30/05/25 16:00

Os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Durandé e Martins Soares, integrantes da comarca de Manhumirim, receberão entre os dias 27 e 30 de maio, o Ministério Público Itinerante (MP Itinerante), projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e parceiros. Realizado por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), desde 2010, o projeto busca promover a cidadania e aproximar a instituição da sociedade, ofertando inúmeros serviços gratuitos à população, além de iniciativas culturais e educativas. Os atendimentos têm início às 9h e terminam às 16h.

Será montada nos municípios uma estrutura do MP Itinerante e de seus parceiros, composta por unidades móveis, tendas e estandes. Serão oferecidos: atendimento da Promotoria de Justiça em diversas áreas, como cidadania, cível, criminal, meio ambiente, direitos humanos, entre outras; registro de manifestações (críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões), análise e encaminhamento da Ouvidoria das Mulheres e da Ouvidoria do MPMG; atendimento jurídico; realização de audiências de conciliação e mediação; orientação sobre benefícios previdenciários; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento veterinário; entre outros.

Além disso, serão realizadas reuniões públicas, palestras e rodas de conversa sobre diversos temas de interesse da população.

MPI na região de Manhumirim
27/mai (terça-feira) Alto Caparaó - Praça do Posto
28/mai (quarta-feira) Alto Jequitibá - Praça Padre Júlio Maria (Praça da Igreja Matriz)
29/mai (quinta-feira) Durandé - Praça Padre Geraldo Magalhães
30/mai (sexta-feira) Martins Soares - Praça José Emerichi Sobrinho

Os atendimentos começam às 9h e seguem até às 16h.

 

MPI em 2024
No ano passado foram realizadas 34 edições do MP Itinerante, em municípios de várias regiões de Minas Gerais, como Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, impactando positivamente cerca de 60 mil pessoas que participaram das atividades e usufruíram dos serviços. Em 2025 serão realizadas mais de 50 edições e a expectativa é que o número pessoas participantes seja superior ao ano passado.

O MP Itinerante conta com diversos parceiros: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Energisa; Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas); Conselho Estadual de Saúde (CES); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG); Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais (Sine-MG); Serviço Social Autônomo (Servas); Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, os Correios; entre outros.

 

Final do conteúdo