Início do conteúdo

Local:Ouro PretoInício:21/04/14 00:00hsFim:21/04/14 00:00

A Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais lançará, no dia 21 de abril, em Ouro Preto, o livro histórico Liberdade, essência de Minas. A obra trata de eventos importantes ocorridos em Minas Gerais, passando pela Inconfidência Mineira, a Revolução Liberal, o lançamento do Manifesto dos Mineiros em 1943, os 40 anos do movimento das Diretas Já e os 25 anos da Constituição Mineira.

A edição histórica é fruto de parceria da Imprensa Oficial com o Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Casa Civil, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais,  o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a Academia Mineira de Letras e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Um conselho editorial foi criado exclusivamente para cuidar da edição, sendo composto pelos historiadores e escritores Aristóteles Drummond, Bruno Terra Dias, Eugênio Ferraz, Marcos Paulo de Souza Miranda e Petrônio Souza Gonçalves.
 
Para cada tema, o livro apresenta artigos assinados por especialistas, escritores e pesquisadores da história de Minas, além da reprodução, em fac-símile, do Manifesto dos Mineiros, e fotos históricas dos eventos e de seus principais personagens.

Artigos
O livro é composto dos seguintes artigos: “A face de Tiradentes”, de Hebert Sardinha Pinto; “Tiradentes: um resgate histórico necessário”, de Auro Aparecido Maia de Andrade; “O triste destino dos inconfidentes mineiros degredados para a África”, de Marcos Paulo de Souza Miranda; “Um novo olhar sobre Tomás Gonzaga”, de Marcos Henrique Caldeira Brant; “Cláudio Manoel da Costa e a Casa dos Contos”, de Eugênio Ferraz; “O primeiro rosto de um inconfidente”, de Fernando Junqueira; “O repatriamento dos ossos dos inconfidentes”, de Carmen Silvia Lemos; “O presidente”, de Rui Mourão; “A bandeira”, de Márcio Jardim; “Pela ‘piedade de Sua Majestade’”, de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza; “A Revolta dos Eclesiásticos”, de Fernando Junqueira; “Um poeta no exílio”, de Adelton Gonçalves; “Tiradentes no sertão”, de Márcio Vicente da Silveira Santos; “Abordagem sobre o doutor Tiradentes”, de Christobaldo Motta de Almeida; “Rico e revoltoso”, de André Figueiredo Rodrigues; “Logo após a Inconfidência, a Independência”, de Jorge Lasmar; “Marília de Dirceu”, de Alexandre Sanchez Ibanez; “Teófilo Otoni”, de José Anchieta da Silva; “Teófilo Otoni em Santa Luiza”, de Marcos Henrique Caldeira Brant; “Algumas pedras no meio do caminho”, de Petrônio Souza Gonçalves; “Diretas Já”, de Bruno Terra Dias; “25 anos da Constituição Mineira”, de Bruno Terra Dias; “O primeiro Chanceler da Medalha da Inconfidência”, de Aristóteles Drummond.

Informações complementares
A edição é entrecortada por frases e citações históricas, além de versos de Cecília Meirelles, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, entre outros autores que tiveram suas obras fundamentadas nos diversos períodos da história mineira. O livro traz ainda um CD de autoria do cantor e compositor Marcus Viana, interpretando canções alusivas a Minas Gerais.

A edição dedica especial atenção à principal medalha instituída pelo Estado, com a publicação original do decreto no “Minas Gerais” instituindo a Medalha da Inconfidência, no governo de Juscelino Kubitschek, com fotos e imagens dos vários graus da Medalha e ainda a Comenda Teófilo Otoni, que é entregue em Teófilo Otoni e no Serro, alternadamente.

O livro é composto por 136 páginas, em papel couché, colorido, fartamente ilustrado, com capa dura branca e sobre-capa com imagens dos temas.

Com informações da Imprensa Oficial.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
15/04/14
 

Final do conteúdo