Início do conteúdo

O dia 8 de março nos remete sempre a valores fundamentais para a edificação segura e promissora da nossa sociedade. Luta, coragem, sensibilidade, competência e ternura são apenas alguns deles. Na data de hoje, Dia Internacional da Mulher, agradecemos a todas as mulheres integrantes do Ministério Público de Minas Gerais por conferirem grandiosa contribuição aos trabalhos desta Casa e por deixarem, diariamente, suas marcas de força e determinação em todos os papéis assumidos na sociedade.

Convidamos todos a pensarem na necessidade de reconhecimento dessa mulher de muitas faces: profissional, mãe, gestora, líder, educadora, companheira, amiga, entre tantas outras particularidades que possa apresentar.

Infelizmente, sabemos que hoje, no Brasil, nem mesmo os direitos à vida e à dignidade humana são efetivamente assegurados às mulheres. O Ministério Público mineiro segue comprometido com o desafio de mudar essa realidade, atuando, sobretudo, no enfrentamento de toda sorte de violência contra a mulher e na consolidação de direitos afetados pela raça, orientação sexual, identidade de gênero e vulnerabilidade socioeconômica. Reconhecer todas as mulheres como sujeitos de direitos é urgente e imprescindível.

A essa mulher de faces emblemáticas, que, nas palavras de Jurema Werneck, é aquela que se encontra  “destituída, vivendo o limite do ser-que-não-pode-ser, inferiorizada, apequenada, violentada, […] que nada buscando formas de surfar na correnteza, que inventa jeitos de sobrevivência para si, para a família, para a comunidade”, damos a certeza de poder contar sempre com a atuação resolutiva do Ministério Público para o fortalecimento da cultura de respeito a todos os direitos das mulheres.

Só assim veremos florescer a sociedade delineada pela nossa Constituição Federal.

 

Final do conteúdo