Início do conteúdo

 

 

Em comemoração à Semana do Consumidor, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveu, nesta quinta-feira, 14 de março, a Oficina de Educação Financeira destinada aos participantes do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS).

O Programa é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Milton Campos. Trata-se de um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados para que organizem e recuperem seu crédito, a fim de que reassumam o controle financeiro quitando as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. 

Semana_Consumidor ed financeira_NOTICIA _1_.jpg

A oficina foi desenvolvida pelo coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e professor da área de finanças da Faculdade Milton Campos, Antônio Marcos Souza. Também participaram da ação integrantes da equipe do PAS - Emmanuel Patrício de Souza, Marcelo Augusto dos Santos Marcelo Ferreira Filho – e da Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG - Júnia Maria Araújo.

A primeira edição deste ano promoveu a reflexão sobre consumo consciente, saúde financeira e orçamento familiar. Os participantes receberam, por meio de atividades práticas, orientações para adotarem um planejamento financeiro. Segundo o professor, a oficina desenvolve com os participantes o autoconhecimento para entender em que medida eles fizeram uma escolha incompatível com a realidade deles.

Júnia Maria Araújo lembra que os encontros são mensais e criados para oferecer aos participantes informações, orientações e ferramentas que possibilitem a construção de uma cultura financeira consciente, por meio de desenvolvimento de novos comportamentos de consumo. O trabalho já traz bons resultados. Emmanuel Patrício afirma que, com o PAS, muitos acordos foram feitos para reduzir o valor das parcelas e até eliminar a dívida.

Esse programa ganhou o Prêmio CNMP 2023 na categoria “Diálogo com a sociedade”, selecionado a partir de uma lista de 586 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro. Para conhecer mais sobre o PAS, clique aqui.

Encerrando a Semana do Consumidor, amanhã, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, beneficiárias de programas sociais participarão de uma roda de conversa com os fiscais do Procon-MG. 


assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo