Início do conteúdo

 

 

Em comemoração à Semana do Consumidor, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon-MG, promoveu, entre outros eventos, mais uma ação educacional do projeto “60+: revelando direitos, desarmando golpes”, que busca levar informações sobre direitos do consumidor ao público com mais de 60 anos. Um bate papo informal se estabeleceu entre a palestrante do Procon-MG e os 65 convidados, nesta quarta-feira, 13 de março. 

A parceria desta vez foi com o Clube da Amizade Padre Antônio Gonçalves, associação civil sem fins lucrativos fundada pelo Padre Antônio Gonçalves, com o objetivo de oferecer diversas atividades para a terceira idade, e que atende seus associados no Centro de Belo Horizonte. 

A coordenadora do Clube da Amizade, Silvia Sobral, conta que vários associados já caíram em golpes. Ela afirma que a palestra foi muito proveitosa e útil para alertar os idosos. A dona Maria Cecília, de 78 anos, prestou muita atenção em todas as dicas que a servidora do Procon-MG Deiser Ferreira apresentou para evitar os golpes. Ela acredita que agora ninguém vai conseguir enganá-la. “Sabendo a gente fica mais esperta”, disse a aposentada. Deiser Ferreira trabalha no MP há dez anos e as palestras do projeto. Ela afirma que esse público é mais atingido pelos golpes devido à falta de conhecimento das tecnologias. “A nossa função é alertá-los que nem tudo que está circulando na internet é verdadeiro”, destaca a servidora. 

Semana_Consumidor_NOTICIA.jpg

Na oportunidade, os participantes também foram apresentados ao Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS), uma parceria entre Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Prefeitura de Belo Horizonte e Faculdade Milton Campos. O PAS é um serviço gratuito, com objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados para organizar e recuperar o seu crédito, reassumindo o controle financeiro, com organização, planejamento e renegociação com todos os seus credores, de forma a garantir que o pagamento de suas dívidas não comprometa o seu mínimo existencial. 

O objetivo do projeto “60+ revelando direitos, desarmando golpes” é alertar os participantes sobre golpes, endividamento e irregularidades no mercado de consumo. Quer saber mais sobre este projeto? Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG: eedc@mpmg.mp.br ou (31) 3768-1633/ 3768- 1695/ 3768- 1697 

Acompanhe as demais ações previstas para a Semana do Consumidor: amanhã, consumidores superendividados participarão de uma oficina de Educação Financeira e, na sexta-feira, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, mulheres beneficiárias de programas sociais participarão de uma roda de conversa com os fiscais do Procon-MG. 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo