Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia contra quatro homens pelos crimes de associação criminosa e coação no curso do processo contra autoridades públicas de Ipanema e Inhapim, no Vale do Rio Doce.

Segundo apurado em inquérito policial, ao longo de 2023, os quatro denunciados, que haviam sido transferidos do presídio de Ipanema para o de Inhapim, associaram-se para cometer os crimes de homicídio qualificado e coação no curso do processo contra a juíza e o delegado de Ipanema e contra o diretor do presídio de Inhapim. Além de planejarem fugir da unidade prisional, programavam atentar contra a vida dessas autoridades.   

De acordo com o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, "durante o curso das investigações, ficou demonstrado que os denunciados tinham um plano com o propósito de atentar contra a vida das autoridades públicas e praticar ameaças de morte contra elas como forma de intimidação e retaliação às atuações dos agentes estatais ante as elevadas penas impostas em sentenças penais condenatórias e a transferência dos denunciados da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Ipanema (Apac) para o presídio de Inhapim".  

Atualmente, dois dos denunciados estão presos na Penitenciária de Três Corações, um na Penitenciária de Formiga e outro na Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo