Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Governador Valadares e da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Rio Doce, participou, nesta quinta-feira, 21 de março, do 1º Seminário do Coletivo Abayomi, no município do Leste de Minas. 

Seminario_coletivo_NOTICIA03.jpg

Realizado no auditório da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), no Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o evento contou com quase 800 participantes, de diversos segmentos sociais. O encontro teve por objetivo discutir a proposta de criação de redes para combater o racismo e a discriminação racial, com atenção especial ao ambiente escolar. 

A iniciativa foi idealizada pelo Coletivo Abayomi, após firmar parceria com o MPMG para promover ações de combate ao racismo em escolas. “A partir disso, conversando com o Ministério Público, surgiu a ideia de criar um evento, ao invés de irmos de escola em escola”, conta a coordenadora do Coletivo, a professora de História e egressa do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) Érika Benigna. 

Seminario_coletivo_NOTICIA04.jpg

Ainda conforme Érika, a formação antirracista para professores e outros profissionais da educação é uma das principais metas do seminário. Além do MPMG e da Univale, também são parceiros na realização do evento o Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd), a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED). 

Coletivo Abayomi 

Composto predominantemente por mulheres, incluindo adolescentes, o Coletivo Abayomi atua no fortalecimento da luta antirracista, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e da população negra e na promoção da igualdade racial e de gênero. A redução das desigualdades sociais e a promoção da paz e justiça são pilares fundamentais de suas ações, que levam a discussão sobre leis e políticas não discriminatórias para os espaços educacionais, tanto públicos quanto privados.  

A promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Governador Valadares, Mariana Diniz, espera que o seminário seja um ponto de partida para a construção de redes de combate ao racismo em todos os locais. “O intuito é provocar uma discussão sobre a necessidade de construir redes de combate ao racismo, uma temática que atinge todas as áreas no MP. Infelizmente, o racismo leva à evasão escolar e à violência contra crianças e adolescentes. É importante para o MPMG, como órgão defensor da infância e juventude e também dos Direitos Humanos, que haja em Valadares a construção dessas redes”, afirmou a promotora. 

seminario_coletivo_NOTICIA06.jpg

Também participaram do evento os promotores de Justiça Fábio Tavares Ribeiro, coordenador da Cimos-Vale do Rio Doce, e Evandro Ventura da Silva, que ministrou palestra sobre o tema "Antidemocracia Racial 

Seminario_coletivo_NOTICIA01.jpg

A programação do seminário trouxe palestras pela manhã e 17 oficinas no período da tarde, com o tema da luta antirracista. Além disso, em vários momentos ao longo do dia, foram realizadas manifestações artísticas e culturais que valorizam a população afro-brasileira. 

seminario_coletivo_NOTICIA05.jpg

 

Fotos: Osias de Oliveira Junior/Univale 

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo