Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Governador Valadares, e a Vara da Infância e da Juventude da comarca, promoveram, no dia 11 de maio, seminário sobre acolhimento familiar. O evento, realizado na sede do MPMG em Governador Valadares, foi idealizado pela promotora de Justiça Mariana Cristina Diniz dos Santos e pela juíza Andreya Alcantara Ferreira Chaves.  

As palestras foram ministradas pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, José Roberto Poiani, e pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Frutal, Gustavo Moreira, ambos membros da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG.  

Governador Valadares - seminario - acolhimento familiar 1.jpeg

Foram abordadas as perspectivas de melhora observadas a partir da implementação do acolhimento familiar no sistema judicial e a importância desse instituto para minorar os impactos negativos advindos do processo de destituição familiar. Discutiu-se ainda a necessidade de uma rede de apoio capacitada e bem articulada para garantir o bem-estar da criança e do adolescente, sujeitos centrais de todo o procedimento de curadoria da infância e da juventude pelos órgãos judiciais e extrajudiciais. 

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre prefeitos, secretários municipais de Assistência Social, equipe psicossocial do TJMG, membros de Conselhos Tutelares e de Conselhos Municipais de Defesa das Crianças e dos Adolescentes dos municípios que compõe a comarca de Governador Valadares, coordenadores de instituições de acolhimento institucional e membros da sociedade civil envolvidos na proteção dos direitos da criança e do adolescente. 

Governador Valadares - seminario - acolhimento familiar 2.jpeg

Ao final, foi aberto espaço para debate e questionamentos, permitindo a interlocução e troca de experiências entre os presentes. 

Assinatura Cejor

Final do conteúdo