Início do conteúdo

Compor, Desativando Bombas-Relógio e Oásis Brumadinho ficaram em 1º lugar. Já o projeto Hands on Compliance foi o 2º colocado em sua categoria

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) venceu três das nove categorias do Prêmio CNMP 2022. O projeto Centro Estadual de Autocomposição (Compor) venceu a categoria Diálogo com a Sociedade. O projeto Desativando Bombas-Relógio foi o 1º colocado na categoria Integração e Articulação. E o projeto Oásis Brumadinho Serra da Moeda ganhou a categoria Fiscalização de Políticas e Recursos Públicos. Além das três primeiras colocações, o projeto do MPMG Hands on Compliance ficou em 2º lugar na categoria Governança e Gestão.  

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de hoje, 30 de novembro, em Brasília. Representantes do MPMG estiveram na solenidade para prestigiar o evento e receber a premiação. Este ano, foram 533 projetos das unidades e ramos do MP brasileiro habilitados a concorrer na 10ª edição do Prêmio CNMP. Os trabalhos fazem parte das mais de três mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP).  

O MPMG inscreveu 22 projetos, o maior número nos últimos cinco anos. Destes, sete foram semifinalistas. A Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), por meio do Escritório de Projetos, prestou apoio metodológico e gerencial aos propositores e executores dos projetos institucionais.  

30/11/22 - Prêmio CNMP 2022.

 

Desde o início da premiação, o MPMG já havia conquistado 11 vezes o Prêmio CNMP, entre quase 100 projetos inscritos pela instituição.  

Veja aqui a lista dos finalistas de 2022. 

1º LUGAR - categoria Integração e Articulação 

Projeto do MPMG - Desativando Bombas-Relógio  

O projeto foi concebido com o objetivo de promover, por meio de uma atuação preventiva, a desativação de 45 barragens alteadas pelo método a montante, em Minas Gerais, consideradas verdadeiras bombas-relógio a ameaçar o meio ambiente e toda a sociedade.  

DesativandoBombasRelogio_NOTICIA.jpg

De modo a evitar desastres socioambientais como os de Mariana e Brumadinho, e amparado pela Lei Mar de Lama Nunca Mais, o MPMG desencadeou uma articulação interinstitucional com o Estado, MP Federal e Agência Nacional de Mineração (ANM), que resultou em 16 Termos de Compromisso celebrados com empreendedores. A finalidade é garantir a descaracterização das estruturas, em prazo tecnicamente possível e o pagamento de compensação por danos morais coletivos no valor de R$426 milhões.  

De maneira pioneira foi criado o CIGA, primeiro centro independente de monitoramento de barragens do mundo, que fará o acompanhamento, em tempo real, de suas condições e disponibilizará, de forma direta e imparcial, todos os dados à sociedade. 

 

1º LUGAR - categoria Fiscalização de Políticas e Recursos Públicos  

Projeto do MPMG - Oásis Brumadinho Serra da Moeda  

Com o objetivo de evitar os processos de degradação do meio ambiente mineiro, o MPMG, por meio da Coordenadoria Regional das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba (CRVP), desenvolveu o projeto Oásis Brumadinho. A iniciativa identifica Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSAs) disponíveis nas áreas de interesse para reparação do dano e custeia serviços ambientalmente relevantes prestados por particulares com recursos de medidas compensatórias oriundas de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) celebrados pelo MPMG.   

OasisBrumadinho_NOTICIA.jpg

Os serviços selecionados são contemplados mediante assinatura de Termo de Compromisso, no qual o executor do projeto obriga-se a prestar contas da utilização do recurso. Desse modo, estimula-se o desenvolvimento sustentável, mediante conservação e recuperação de áreas ambientalmente protegidas, localizadas no interior de propriedades privadas, e a transformação do entendimento empresarial de que pontos de elevada importância ecológica causam prejuízos aos produtores.  

 

1º LUGAR – categoria Diálogo com a Sociedade 

Projeto do MPMG - Centro Estadual de Autocomposição (Compor)  

O MPMG, com a criação do Compor, aderiu aos métodos autocompositivos como autênticos instrumentos de prevenção e redução da litigiosidade, transformação de relações e construção de uma cultura dialógica, conferindo celeridade e segurança jurídica às soluções das controvérsias.  

Compor_NOTICIA.jpg

O Compor aplica, de forma qualificada e resolutiva, os métodos de negociação, mediação, conciliação e práticas restaurativas, permitindo que problemas envolvendo o Poder Público e os particulares, ou entre estes, notadamente de natureza coletiva, possam ser resolvidos de forma efetiva, satisfatória e implementável. Trata-se, dessa forma, de órgão fomentador e construtor da cultura de paz.  

2º LUGAR – categoria Governança e Gestão  

Projeto do MPMG - Hands on Compliance   

As fundações de Direito Privado desempenham atividades de interesse social e, muitas vezes, recebem incentivos fiscais e celebram parcerias com o Poder Público, o que recomenda a adoção de gestões eficientes e éticas.  

Atento a essa necessidade, o MPMG e as entidades parceiras empreenderam esforços para ofertar às fundações curso de capacitação em Compliance, de modo a contribuir para a consolidação de boas práticas gerenciais, mediante incorporação de postura organizacional ética e transparente que previna riscos, fortaleça a credibilidade e confira maior eficiência às entidades.  

HandsON_NOTICIA.jpg

Nessa linha de propósito e aproveitando a expertise da Fundação Dom Cabral (FDC), foi disponibilizado o Projeto Hands on Compliance, que tem por escopo aprimorar a atuação das fundações aderentes, atrelando-as aos mais elevados padrões de integridade e transparência, assegurando o melhor proveito social do patrimônio fundacional e o fiel cumprimento dos objetivos estatutários.  

Prêmio CNMP    

O Prêmio CNMP foi criado pela Resolução nº 94, de 22 de maio de 2013, com o fim de identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. Podem participar do Prêmio CNMP membros e servidores dos diversos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro.  

As iniciativas são cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), ferramenta do Planejamento Estratégico Nacional do MP (PEN-MP), repositório que tem por finalidade coletar, guardar e disseminar o conhecimento Institucional, tornando-o acessível às demais unidades e ramos, ao Poder Público e à sociedade em geral.  

Em 2022, os projetos concorrem nas seguintes categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Categoria Especial. Nesta edição, o tema da Categoria Especial é Equidade de gênero.    

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

 

 

Final do conteúdo