Início do conteúdo

 

 

A Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou do encerramento do Projeto Lapidar, na terça-feira, 22 de novembro, com palestra ministrada pelo promotor de Justiça Allender Barreto Lima da Silva. O evento se deu em comemoração à conclusão do curso para os alunos e alunas formandos do 1º Ciclo 2022 e foi realizado no MM Gerdau – Museu das Minas e dos Metais, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. 

thumbnail_BH_ProjetoLapidar_NOTICIA.jpg

Allender abordou o tema “Políticas Antirracistas”, dissertando sobre direito antidiscriminatório. Ele salientou a importância da iniciativa como prática de enfrentamento ao racismo no ambiente corporativo, destacando como o conceito de constitucionalismo corporativo não se refere apenas ao dever de não cometer discriminação, mas também ao de promover inclusão social. O promotor também ressaltou que a dignidade humana é fundamento da república e de finalidade da ordem econômica.   

O Projeto Lapidar é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito Minerário (IBDM) em parceria com o Jurídico da Gerdau. A iniciativa busca aumentar a inserção de profissionais autodeclarados negros graduandos ou graduados em Direito no mercado jurídico com foco nos setores siderúrgico e mineral, capacitando-os para exercer função nessas áreas por meio do conhecimento prático e teórico adquirido.  

O curso online é oferecido de forma gratuita pela organização e tem duração de três meses. 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo