Início do conteúdo

 

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveu nesta quarta-feira, 16 de novembro, com apoio de professores e alunos da Faculdade Milton Campos, oficina de Educação Financeira destinada a participantes do Programa de Atendimento ao Superendividado – PAS. 

NOTICIA.jpg

Durante a atividade, foram trabalhados os seguintes assuntos: o que é Educação Financeira, a importância da Educação Financeira, estratégias para o controle financeiro, gestão do orçamento pessoal e planilha de controle financeiro. As atividades foram coordenadas pela professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Milton Campos e perita contábil do MPMG Patrícia Teles, com o apoio do professor, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e professor da área de finanças da Faculdade Milton Campos, Antônio Marcos Souza. A condução das oficinas contou com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Direito.  

O professor Antônio refletiu sobre a relação entre consumismo e endividamento, a importância da formação de hábitos financeiros positivos e a realidade financeira pessoal. Já a professora Patrícia, entre outras abordagens, alertou sobre as vantagens de relacionar os gastos, mapear a situação financeira, identificar onde está o problema e o que fazer para minimizá-lo.  

Na ação educacional, houve o preenchimento de uma planilha de controle financeiro com o auxílio dos colaboradores e, ao final dessa atividade, um dos participantes parabenizou o MPMG e o Procon-MG pela iniciativa, elogiando a ação educativa: “ensina a organizar a vida financeira”. Outra participante considerou a ação de grande valia, afirmando que voltará para casa analisando tudo que foi dito.  

O Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) é uma parceria entre o MPMG, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Prefeitura de Belo Horizonte e Faculdade Milton Campos. Trata-se de um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados para organizar e recuperar o crédito deles, reassumindo o controle financeiro, com organização, planejamento e renegociação com todos os seus credores, de forma a garantir que o pagamento de suas dívidas não comprometa o seu mínimo existencial. O PAS prevê, ainda, a realização de oficinas de educação financeira para trabalhar a prevenção e tratamento do superendividamento. Quer conhecer mais sobre esse programa? Clique aqui.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo