Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as Polícias Civil e Militar deflagram na manhã desta quinta-feira, 19, uma operação para combater associação criminosa dedicada à prática de crimes de estelionato e receptação em Varginha (Sul de Minas) e região. O prejuízo às vítimas, de apenas um dos esquemas criminosos, se aproxima de R$ 600 mil. Dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, estão sendo cumpridos.

O MPMG ofereceu denúncia contra duas pessoas pela prática de sete crimes, sendo cinco de estelionato, associação criminosa e receptação. Os denunciados possuem diversos registros e processos pela prática de crimes da mesma espécie.

A operação, denominada Conto do Vigário, conta com a participação da 2ª Promotoria de Justiça de Varginha e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha.

conto do vigario.jpg

Segundo as investigações, os criminosos se passavam por assessor parlamentar e por policiais civis, fazendo uso de identidades falsas e supostos uniformes. Os dois denunciados, em associação com ao menos mais duas pessoas ainda não identificadas, se aproximaram das vítimas e fizeram amizade duradoura.

Depois disso, a pretexto da aquisição de veículos automotores, troca de cheques e abertura de uma casa lotérica, obtiveram das vítimas aproximadamente R$ 600 mil em dinheiro, em elaborado esquema de engano.

Constatou-se, ao final, que as promessas feitas pelos investigados às vítimas não foram cumpridas.

De acordo com o MPMG, as investigações prosseguem.

Participam das diligências dois promotores de Justiça, 14 policiais militares e 11 policiais civis.

Assinatura Cejor

 

Final do conteúdo