Início do conteúdo

Após Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), expedida na sexta-feira, 10 de janeiro, a Prefeitura de Ibirité apresentou hoje, 13, portaria na qual exonera o secretário municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico.  

A Recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Ibirité foi motivada pela preservação da moralidade administrativa, uma vez que o secretário nomeado é investigado pelo MPMG por possível ato de improbidade e também é réu em processo criminal (nº 5068721-67.2024.8.13.0024), sendo a ele imputada a prática dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, em conluio com outros ex-servidores municipais de Ibirité.

De acordo com a Recomendação, tanto na ação penal quanto no procedimento extrajudicial, há indicação de que os envolvidos na organização criminosa, que ocupavam função pública, utilizaram-se da influência do cargo para a prática de atos ilícitos.  

"Embora não se descure do princípio da presunção de inocência, a nomeação do secretário é evidentemente incompatível com os princípios da moralidade e da eficiência administrativa, principalmente em razão dos graves atos imputados a ele", ressalta a promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim.

A Recomendação havia estabelecido prazo de 72 horas para que o prefeito encaminhasse à Promotoria de Justiça cópia do ato de exoneração, o que ocorreu hoje.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo