Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou de treinamento voltado a policiais militares de meio ambiente, com o objetivo de identificação das formações florestais nativas e ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica. O treinamento ocorreu nos dias 12 e 13 de julho, no município de Passos, com a aplicação das bases teóricas, legislação e práticas, incluindo o uso de plataformas geotecnológicas (MAPBIOMAS, SICAR, IDE-SISEMA e Atlas Digital Geoambiental) como ferramentas complementares de atuação nas fiscalizações, planejamento dos trabalhos de campo, processamento de dados pós-campo e monitoramento de uso e ocupação do solo. 

Passos - treinamento Mata Atlantica 1.png

A atividade contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande e do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) do MPMG, bem como do Comando de Policiamento de Meio Ambiente, por meio do 2° Pelotão de Meio Ambiente de Passos.  

Passos - treinamento Mata Atlantica 2.png

O treinamento foi ministrado pelos biólogos do Instituto Prístino Luciana Kamino e Flávio do Carmo e pela Cb. PM Rosane Aparecida Miranda (1ºGP/1º Pel/6ª Cia MAmb em Lavras), e contou com a participação do promotor de Justiça Rodrigo Grava Brazil. O promotor de Justiça ressalta que “a Mata Atlântica é uma das florestas com maior biodiversidade do mundo e, infelizmente, a mais ameaçada, e os remanescentes da Mata Atlântica constituem patrimônio ambiental do estado de Minas Gerais, conforme o artigo 214 de nossa constituição”. 

 

Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

Final do conteúdo