Início do conteúdo

Nessa quarta-feira, 30 de novembro, foi desencadeada uma operação conjunta entre vários órgãos públicos para verificar a prática de ilícitos ambientais em empreendimento agropecuário situado no município de Buritizeiro, na região Norte de Minas Gerais. A ação contou com a participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Polícia Militar de Meio Ambiente e do 55º Batalhão de Polícia Militar.

No local, as equipes constataram diversas atividades irregulares, notadamente o desmate não autorizado de mais de 200 hectares de vegetação nativa do bioma Cerrado, a queima de material lenhoso, a captação ilícita de recursos hídricos e o exercício de atividade potencialmente poluidora sem a devida licença ambiental.

Buritizeiro - operacao Cerrado - noticia.jpeg

Diante dos fatos, as atividades foram suspensas e serão lavrados todos os autos de infração cabíveis. Uma pessoa suspeita de praticar os atos ilícitos foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil local e o maquinário utilizado nas atividades irregulares foi apreendido, consistente em aproximadamente 30 máquinas, a exemplo de caminhões, tratores e escavadeiras. 

Os desdobramentos da operação seguirão junto à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da comarca de Pirapora, com apoio da Coordenadoria Regional das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo, para concluir as apurações visando assegurar a integral reparação dos danos ambientais e a responsabilização de todos os envolvidos.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo