Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a ocorrência do crime ambiental de poluição e crimes contra a vida e/ou de lesões corporais, em razão do vazamento de gás BFG na área da planta industrial da Usiminas, por volta das 20h desta terça-feira, 6 de dezembro.

O vazamento resultou em pelo menos 15 vítimas, que estão internadas no Hospital Márcio Cunha, na cidade de Ipatinga, cinco delas em estado grave.

Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o promotor de Justiça responsável pela investigação, Rafael Pureza Nunes da Silva, realizou vistoria no interior da empresa, verificando preliminarmente que o vazamento ocorreu no gasômetro de 45.000m³. O gás BFG vazado, segundo informado pela empresa durante a vistoria, tem odor e possui coloração de sujidade. A Promotoria de Justiça está colhendo as primeiras declarações para apuração dos fatos e identificação de responsabilidades.

A equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) do MPMG, que atua na repressão de crimes ambientais, foi acionada para auxiliar nas investigações e nas diligências. Ela está em deslocamento para Ipatinga, juntamente com uma equipe de técnicos independentes.


assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo