Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a vice-presidência de Integridade do Grupo Banco Mundial renovaram, nesta terça-feira, 9 de agosto, Acordo para fortalecer a cooperação na prevenção e investigação de fraude e corrupção no âmbito de suas respectivas atribuições.

Por ocasião da assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre as duas instituições, o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior destacou que: “Esse acordo de cooperação é de fundamental importância para o Ministério Público de Minas Gerais e é fruto da parceria iniciada em 2005 com o Banco Mundial. Hoje, consolidamos uma intensa colaboração, que vem sendo fortalecida cada vez mais, mormente pela criação da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), que certamente apoiará o trabalho conjunto na prevenção e investigação de fraudes e corrupção, no âmbito das atuações do Ministério Público. Espero que essa cooperação produza todos os seus objetivos e que o Ministério Público cada dia mais aprimore a sua atuação.”

O MoU renova por um prazo de cinco anos a cooperação entre a vice-presidência de Integridade e o MPMG. Sinaliza, também, a contínua intenção de intercambiar informações relevantes para a detecção, comprovação e prevenção de fraude e corrupção no âmbito de trabalho das respectivas instituições. O Acordo assinala, ainda, a disposição mútua em realizar atividades conjuntas, quando adequado, e de estabelecer mecanismos para promover maior colaboração em áreas de interesse comum, que apoiem o mandato de cada instituição.

“Os desafios globais atuais tornam vital o trabalho de instituições como o Grupo Banco Mundial e é fundamental assegurar que todo recurso destinado ao desenvolvimento seja utilizado apenas para este fim,” mencionou Mouhamadou Diagne, vice-presidente da vice-presidência de Integridade do Grupo Banco Mundial. “Fortalecer parcerias, como fizemos hoje com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, amplia nossa capacidade de combater fraudes e corrupção nos projetos que financiamos no mundo.”

Este acordo insere-se na tendência crescente de combate à corrupção, que se tornou mais complexo e interjurisdicional, com o esforço cooperativo da comunidade internacional.

 

Contatos:

Em Washington: Daniel Nikolits, (202) 473-2475, dnikolits@worldbankgroup.org

Para mais informações, acesse: www.worldbank.org/integrity

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Grupo Banco Mundial

 Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

 

 

 

Final do conteúdo