Início do conteúdo

 

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela Coordenadoria Regional de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté, e pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca de João Pinheiro, destinou verba de medida compensatória ambiental para apoiar o projeto "Meu Pé de Serra", a ser implementado no município de Brasilândia de Minas, situado no Noroeste do Estado.

O referido projeto, apresentado pelo Rotary Club, é voltado a promover ações de revitalização do caminho de acesso à cachoeira da Serra Extrema e de conscientização sobre a importância da preservação e da potencialidade turística da região.  

A cachoeira da Serra Extrema enfrenta problemas como degradação e depredação de suas nascentes, excesso de lixo, vandalismo, falta de infraestrutura e focos potencializadores de incêndio. 

Os recursos, no importe de R$ 48 mil, são oriundos de medida compensatória fixada em Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com a empresa Bioenergética Vale do Paracatu (Bevap), nos autos do IC nº 0363.20.000464-8. 

Segundo as promotoras de Justiça, Carolina Frare Lameirinha e Fabiana Pereira de Lima Lopes, "considerando que a referida empresa opera suas atividades também no município de Brasilândia de Minas, buscou-se contemplar um projeto que favorecesse diretamente a população e o meio ambiente local". 

 O projeto fora devidamente aprovado pela Plataforma Semente e terá sua execução e prestação de contas acompanhada pela equipe da citada plataforma, a fim de garantir segurança e transparência na utilização do recurso da medida compensatória ambiental.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png


 

 

Final do conteúdo