Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, uma operação destinada a apurar o envolvimento direto de um traficante de drogas e de terceiros, inclusive agentes políticos, com empresas participantes de licitações e contratações nos municípios de Muriaé, Laranjal e outros da região. A indícios de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e de crimes perpetrados contra o patrimônio público, inclusive com a utilização de empresas na prática de ilícitos financeiros, como a ocultação/dissimulação de patrimônio na utilização de “laranjas”.

operacao metastase.jpg

O principal alvo da operação e líder da organização criminosa, conforme o MPMG, também está ligado à prática de homicídios.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de bloqueio imóveis e 17 mandados de sequestro de veículos, incluindo caminhões e automóveis de luxo. Os mandados estão sendo cumpridos em Muriaé e Laranjal.

A operação, denominada Metástase, está sendo conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Econômica e Tributária de Muriaé, Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Segundo o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, do Gaeco da Zona da Mata, “as investigações apontam que contratos administrativos celebrados entre municípios e autarquias da região com empresas ligadas ao principal investigado seguramente ultrapassam o montante de R$ 5 milhões”, destaca.

Numa parcial de persecução patrimonial e de recuperação de ativos, foram indisponibilizados e/ou apreendidos os seguintes bens: nove imóveis, oito automóveis, quatro motocicletas e dois caminhões.
 

A operação desta quarta-feira conta com a participação de promotores de Justiça, servidores do MPMG, policiais civis do Gaeco, policiais do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), Delegacia de Homicídios de Belo Horizonte, além do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC) da 4ª Região da Polícia Militar.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo