Início do conteúdo

Investigações apontam que gentes públicos municipais receberam valores, pagos por particulares, pelo uso de veículos agrícolas da prefeitura municipal

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as Polícias Militar de Minas Gerais (PMMG) e Penal cumpriram na manhã desta terça-feira, 21 de junho, seis mandados de busca e apreensão, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com o objetivo de coletar documentos e equipamentos eletrônicos (notebooks, celulares entre outros) para subsidiar as investigações que apontam a participação de servidores públicos em possível esquema de recebimento de valores, pagos por particulares, pelo uso de veículos agrícolas da prefeitura municipal. O ilícito está tipificado no artigo 312 do Código Penal.

O material apreendido será utilizado para a instrução de Procedimento de Investigação Criminal (PIC) que tramita na 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba. Os trabalhos de hoje estão sendo executados pelo Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco), policiais dos 4º e 67º Batalhões da PMMG e policiais penais.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Uberaba, atendendo requerimento dos promotores de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, que atua na defesa do patrimônio público, e José Cícero Barbosa da Silva Júnior, coordenador do Gaeco de Uberaba.

Segundo o MPMG, desde a instauração do PIC, a coordenadoria regional do Gaeco em Uberaba tem prestado apoio à 15ª Promotoria de Justiça, executando interceptações telefônicas deferidas pela Justiça e agora promovendo o apoio logístico para o cumprimentos dos mandados judiciais.

De acordo com a 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba, tramita, na esfera cível, um inquérito civil no qual o MPMG apura possíveis irregularidades no recolhimento dos valores pagos pelos produtores rurais em contrapartida ao serviço prestado em suas propriedades com o maquinário da prefeitura.

Na última quarta-feira, dia 15 de junho, acompanhado de perito da Polícia Civil de Minas Gerais, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes executou diligências na zona rural do Município de Uberaba, inspecionando maquinários agrícolas da prefeitura. Ele esteve também no pátio do centro de distribuição da prefeitura, situado no Distrito Industrial I, onde se encontravam estacionados tratores da frota do município.

Uberaba - inspecao maquinario - noticia 1.jpg

Os locais visitados na zona rural, situam-se nas regiões de Ponte Alta, Chácaras São Basílio e Chácaras Santa Fé.

A partir de agora, de acordo com os promotores de Justiça, todo o material apreendido será objeto de análise.

Notícia relacionada
MPMG realiza inspeção em serviços de maquinários agrícolas da Prefeitura de Uberaba

Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

 

Final do conteúdo