Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), celebrou, nesta sexta-feira, 5 de agosto, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF). O Acordo tem por objeto o desenvolvimento e o compartilhamento de tecnologias e de recursos de informática, com extração, análise e difusão de sistemas, de dados e de informações, bem como o planejamento e o desenvolvimento das Instituições.

Assinaram o ACT o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a coordenadora do GSI, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o delegado regional executivo e superintendente regional substituto da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Silveira de Oliveira e o delegado-chefe do setor de inteligência da Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Thiago Severo de Rezende.

BH_ACTentreMPMGePF_NOTICIA2_CamilaSoares_DSC_0569.jpg

Dando início aos pronunciamentos, a promotora de Justiça Vanessa Fusco Nogueira Guimarães citou que, no ano de 2002, período em que Belo Horizonte apresentava alta taxa de homicídios em decorrência do crack, houve a necessidade de que as Forças de Segurança instituíssem um modelo mais assertivo e célere no combate à criminalidade. “Foi criado o Programa de Controle de Homicídios, em que as forças de segurança pública estadual e federal reuniram-se em um grupo chamado de intervenção estratégica para a troca pontual de informações e planejamento de operações após a escolha dos locais alvos de alta incidência de homicídios”, disse.

Segundo Vanessa Fusco, ainda nessa época, os membros do MPMG tinham o desafio de reunir as informações de diversas fontes, sejam estaduais ou federais, públicas e privadas. “Firme no desejo de melhor servir a sociedade, o Ministério Público mineiro realizou um robusto investimento em tecnologia. Assim, o Gabinete de Segurança e Inteligência do MPMG criou uma das mais eficientes ferramentas para auxiliar os membros no desempenho da atividade-fim, destinada a prover informações para o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, ao crime organizado e tantos outros delitos que afligem a sociedade. Com isso, surgiram os parceiros e o Ministério Público não mediu esforços para fortalecer essa união. Formamos, portanto, uma rede de integração que beneficiará toda a sociedade”, afirmou.

BH_ACTentreMPMGePF_NOTICIA1_CamilaSoaresDSC_0578.jpg

O delegado regional Alexandre Silveira de Oliveira disse que a Polícia Federal constantemente busca parcerias para melhor desempenhar as suas funções institucionais. “A Polícia Federal valoriza muito a realização de Acordos como esse e estamos muito satisfeitos pela oportunidade. É nosso objetivo fortalecer a cooperação e ampliar ainda mais essas parcerias”, ressaltou.

Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior afirmou que estabelecer parcerias amplia e potencializa a atuação do MPMG. “Cada instituição tem seu campo de competência e atribuições mas, na verdade, nós somos uma única instituição: o Poder Público. E o Poder Público precisa ter essa integração”, concluiu.

 Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

Final do conteúdo